Quais são os antiepilépticos mais indicados durante a gestação?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Na reunião anual de 2016 da American Epilepsy Society (AES), pesquisadores apresentaram novos dados de um estudo sobre os antiepilépticos mais comuns na gestação: a maior parte das pacientes está sendo tratada com lamotrigina e/ou levetiracetam.

O estudo apresentado incluiu um total de 565 mulheres de 20 clínicas norte-americanas entre 2012 e 2016: 351 pacientes grávidas com epilepsia; e dois grupos de controle com 105 grávidas sem epilepsia e 109 não grávidas com epilepsia.

Em relação ao tratamento, 73% das mulheres com epilepsia estavam recebendo monoterapia (lamotrigina ou levetiracetam); destas, cerca de 66% tinham epilepsia focal. O restante apresentava convulsões generalizadas ou não identificadas.

A razão para isso, explicam os pesquisadores, é que as evidências apontam as duas drogas como as mais seguras para uso durante a gestação: baixas taxas de malformação e bons resultados cognitivos e comportamentais infantis.

O estudo segue analisando os resultados maternos, como convulsões, depressão e partos cesáreos.

Tendências anteriores

No inícios dos anos 1900, os três antiepilépticos mais populares para mulheres grávidas eram carbamazepina, fenitoína e valproato. A presença dessas drogas foi drasticamente reduzida, em parte, graças às novas evidências – ou falta delas – que mostraram efeitos adversos graves.

O valproato, por exemplo, já foi associado a malformações e déficits cognitivos no bebê. As últimas recomendações da American Academy of Neurology e da American Epilepsy Society  já orientam contra o uso da droga durante a gestação.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Lamotrigine, Levetiracetam Top AEDs in Pregnancy. Medscape. Dec 09, 2016.
  • American Epilepsy Society (AES) 2016 Annual Meeting. Poster 1.211, Platform Session C.03. Presented December 3 and 5, 2016.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar