Qual a consequência neurocomportamental das crianças que foram expostas à nicotina e cannabis durante a gestação?

Um artigo teve como objetivo responder qual a consequência neurocomportamental em crianças expostas à nicotina e cannabis durante a gestação.

A ingestão de produtos contendo nicotina tiveram uma importante queda nas últimas décadas, em contra partida, a ingestão de cannabis vem aumentando com o passar dos anos. O uso de ambas substâncias é desencorajada durante a gestação, mas nem sempre conseguimos que nossas pacientes não façam uso delas. Por isso é importante o esclarecimento das consequências da ingestão de nicotina e cannabis no período gestacional. Uma consequência preocupante de todo profissional da saúde, e da maioria das gestantes, é sobre o prejuízo neurocomportamental na vida das crianças expostas.

cannabis

Estudo 

Um artigo da American College of Obstetricians and Gynecologists teve como objetivo responder a pergunta feita no título deste texto. Os pesquisadores realizaram uma segunda análise de dois estudos caso-controle randomizados realizados em gestantes com hipotireoidismo. Foram analisadas 1197 mães e suas crianças. Para saber sobre o uso de nicotina e cannabis, as gestantes tiveram suas amostras de urinas analisadas. E para analisar a consequência neurocomportamental, durante a infância, foi realizado acompanhamento da prole até dois anos de idade.

Dia Mundial da Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal: o que a exposição ao álcool na gravidez gera?

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que nem nicotina ou cannabis utilizadas durante a gestação foram associadas a uma diferença no QI das crianças. Porém, a exposição à cannabis foi associada a piores escores de atenção na primeira infância. Contudo, estudos longitudinais, que avaliam associações entre os resultados do neurodesenvolvimento infantil e exposição pré-natal à nicotina e cannabis com foco no momento gestacional e na quantidade de exposição, são necessários para maior elucidação do assunto.

Referências bibliográficas:

  • Smid MC, et al; Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development (NICHD) Maternal-Fetal Medicine Units (MFMU) Network*. Prenatal Nicotine or Cannabis Exposure and Offspring Neurobehavioral Outcomes. Obstet Gynecol. 2021 Dec 2. doi: 10.1097/AOG.0000000000004632. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.