Qual a melhor opção de troca valvar aórtica em pacientes renais com estenose da valva?

Foi realizada uma análise de subgrupo para avaliar os desfechos da troca valvar cirúrgica e transcateter em pacientes renais crônicos.

A cirurgia cardíaca de troca valvar é um procedimento extremamente complexo, que envolve diversas situações que ativam e perpetuam a resposta inflamatória do paciente e descompensam mecanismos de coagulação e hemodinâmica.

A injúria renal aguda é uma das possíveis e mais comuns complicações das cirurgias cardíacas, e pacientes renais crônicos em estado moderado a grave estão mais suscetíveis a essa complicação.

Após 5 anos de acompanhamento do estudo PARTNER, foi realizada uma análise de subgrupo que tinha por objetivo avaliar os desfechos da troca valvar cirúrgica e transcateter (TAVI) em pacientes renais crônicos com estenose aórtica grave.

Leia também: Prevenção de insuficiência renal aguda associada a cirurgia cardíaca

Qual a melhor opção de troca valvar aórtica em pacientes renais com estenose da valva?

Metodologia

Pacientes com disfunção renal e clearence de creatinina < 60 ml/min/m² foram analisados em desfechos de acordo com as valvas recebidas (SAPIEN XT, SAPIENT 3, e a prótese biológica cirúrgica). O desfecho primário era composto por um combinado de morte, AVC, nova hospitalização e início de hemodiálise. Ainda foi avaliada e comparada a deterioração das diferentes valvas.

Foram 1.045 pacientes submetidos a TAVI (512 SAPIEN XT, 533 SAPIEN 3) e 479 pacientes submetidos a cirurgia aberta. A cirurgia mostrou superioridade em relação a valva de segunda geração (SAPIEN XT) com uma incidência de 52,8% vs. 68,0%; p = 0,04 para o desfecho primário. Em relação a SAPIEN 3, os resultados foram semelhantes 52,8% vs. 58,7%; p = 0,89. 

Saiba mais: Cirurgia cardíaca: novas perspectivas após o acesso sem pré-requisito

A injúria renal aguda perioperativa foi mais comum nos pacientes de cirurgia 26.3% vs. 10.3%; p < 0,001, independentemente dos resultados a longo prazo.

Em relação a deterioração das valvas a SAPIEN XT foi inferior, entretanto não houve diferenças entre a SAPIEN 3 e a cirurgia aberta.

Mensagem final

Por fim podemos concluir que os resultados da TAVI com SAPIEN 3 são semelhantes aos da cirurgia aberta, inclusive em relação a durabilidade da valva. Os pacientes cirúrgicos tiveram mais eventos de doença renal aguda, entretanto as taxas de hemodiálise eram semelhantes após 5 anos. Esses dados fornecem informações importantes em relação a uma nova opção terapêutica para um grupo de pacientes tão complicados como os renais crônicos.  

Referências bibliográficas: 

  • Garcia S, Cubeddu RJ, Hahn RT, et al. 5-Year Outcomes Comparing Surgical Versus Transcatheter Aortic Valve Replacement in Patients With Chronic Kidney Disease. JACC Cardiovasc Interv. 2021;14(18):1995-2005. doi: 10.1016/j.jcin.2021.07.004.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.