Qual a relação entre a Covid-19, o tabagismo e uso de cigarros eletrônicos?

Pesquisadores da Califórnia conduziram, em maio, uma pesquisa online em formato survey para entender a prevalência de Covid-19 e tabagismo.

Uma pesquisa publicada no Journal of Adolescent Health mostrou que adolescentes e adultos jovens que usaram cigarros combustíveis e eletrônicos apresentaram sete vezes mais probabilidade de adquirir Covid-19. Já os que usam somente cigarros eletrônicos, o risco é cinco vezes maior.

Pesquisadores da Califórnia conduziram, em maio de 2020, uma pesquisa online em formato survey nos Estados Unidos, incluindo adolescentes e adultos jovens com idades entre 13 e 24 anos. O objetivo era avaliar se o uso de cigarros eletrônicos (e-cigarettes) pelos jovens está associado aos sintomas, testes e diagnóstico de Covid-19.

A regressão logística multivariável avaliou as relações entre sintomas, testes e diagnóstico relacionados à doença e o uso de apenas cigarros combustíveis, apenas cigarros eletrônicos e uso duplo, além de fatores sociodemográficos, obesidade e conformidade com as recomendações de isolamento.

Leia também: Asma deveria mesmo ser considerada fator de risco para Covid-19?

fumaça de cigarro relacionado ao tabagismo e Covid-19

Covid-19 e tabagismo

Um total de 4.351 participantes completaram a pesquisa em 50 estados americanos, o distrito de Columbia e três territórios da união. A ocorrência de sintomas de Covid-19 foi quase duas vezes mais provável entre participantes afro-americanos/negros, hispânicos, outros/multirraciais, com baixo peso e obesos; 1,8 vezes mais provável entre lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e questionadores; e 1,6 vezes mais provável entre aqueles que não cumpriram o isolamento.

Os pesquisadores observaram que o diagnóstico de Covid-19 foi cinco vezes mais provável entre usuários de apenas cigarros eletrônicos [intervalo de confiança de 95% (IC 95%): 1,82 – 13,96], sete vezes mais provável entre usuários de cigarros combustíveis e eletrônicos (IC 95%: 1,98 – 24,55), e 6,8 vezes mais provável entre usuários dos dois tipos de cigarros nos 30 dias anteriores (IC 95%: 2,40 – 19,55).

Nos 30 dias prévios, o teste foi nove vezes mais provável entre usuários duais (IC 95%: 5,43 – 15,47), 2,6 vezes mais provável entre os usuários apenas de cigarros eletrônicos (IC 95%: 1,33 – 4,87) e os sintomas foram 4,7 vezes mais prováveis entre usuários duais (IC 95%: 3,07 – 7,16).

Veja também: Coagulopatia na Covid-19: pacientes têm risco aumentado de sangramento e/ou trombose?

Conclusões

Os resultados desse estudo mostram que o uso de cigarros eletrônicos e o uso duplo de e-cigarettes e cigarros combustíveis são fatores de risco subjacentes significativos para a Covid-19 e que não foram demonstrados anteriormente. Essa descoberta tem implicações diretas para os provedores de saúde perguntarem a todos os jovens e jovens infectados com Covid-19 sobre o histórico de uso de cigarros e e-cigarettes, para que pais, escolas e organizações comunitárias os orientem sobre como o tabagismo afeta os sistemas respiratório e imunológico.

Os pesquisadores sugerem a regulamentação de cigarros eletrônicos durante a pandemia e aconselham o desenvolvimento e disseminação de mensagens de prevenção à Covid-19 voltadas para o uso de cigarros na juventude.

Referências bibliográficas:

  • Gaiha SM, Cheng J, Halpern-Felsher B. Association Between Youth Smoking, Electronic Cigarette Use, and Coronavirus Disease 2019 [published online ahead of print, 2020 Aug 1]. J Adolesc Health. 2020;S1054-139X(20)30399-2. doi:10.1016/j.jadohealth.2020.07.002

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.