Qual a relação entre fibrilação atrial e apneia do sono?

A fibrilação atrial é uma das arritmias mais frequentes na prática clínica, cuja prevalência cresce com a idade. Já a OSA é o distúrbio respiratório mais comum, podendo estar presente em até 40% dos indivíduos. Um recente estudo descobriu uma possível relação entre as duas patologias.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um excelente artigo de revisão recente abordou a relação entre fibrilação atrial (FA) e apneia obstrutiva do sono (OSA) e nós preparamos um resumo para vocês. A fibrilação atrial é uma das arritmias mais frequentes na prática clínica, cuja prevalência cresce com a idade. Já a apneia do sono é o distúrbio respiratório mais comum, podendo estar presente em até 40% dos indivíduos. Por isso, não é de se estranhar uma relação entre as duas patologias.

Em pacientes com FA, a prevalência de OSA é maior (21-74%). Por outro lado, em pacientes com OSA, a prevalência de FA é maior que na população em geral (4,8% vs 0,9%). Os autores sugerem que as alterações cardiovasculares induzidas pela OSA promovam a FA.

Em paciente com OSA, os episódios de hipoventilação, apneia e hipoxemia causam aumento da pressão arterial pulmonar e sobrecarga de câmaras cardíaca à direita. O átrio direito dilata e empurra o septo interatrial, reduzindo o átrio esquerdo e aumentando a pressão em seu interior. Além disso, as pressões intratorácicas negativas causam dilatação miocárdica (stretching), com alterações estruturais. O resultado é o aumento atrial e a desorganização das vias de condução atriais, causando FA.

O aumento da atividade simpática, que ocorre na OSA, e a presença de comorbidades, especialmente hipertensão e obesidade, também são fatores que contribuem para o surgimento da fibrilação atrial.

Mas qual a abordagem prática então? O artigo infelizmente não traz conclusões sobre o manejo destes pacientes. Para o diagnóstico, eles apenas citam que os questionários, como Epworth e Berlin, são pouco sensíveis e não estão indicados. As opções então seriam:

  • Paciente com OSA: realizar Holter para pesquisar FA. Mas com uma prevalência menor que 5%, dificilmente esta estratégia seria custo-eficaz. É indicada oficialmente apenas na presença de sintomas sugestivos, como palpitações, ou na ocorrência de um AVC/AIT.
  • Pacientes com FA: pesquisar OSA. A alta prevalência, chegando a mais da metade dos pacientes, torna esta estratégia muito atraente. O problema é que o padrão-ouro é a polissonografia, um exame chato e desconfortável de ser feito, pois é necessário que o paciente durma na clínica do sono. Além disso, tem acesso pelo SUS muito difícil. Tem aumentado a disponibilidade de aparelhos portáteis para diagnóstico de OSA, porém sua acurácia é inferior à polissonografia e não estão facilmente disponíveis.

E o tratamento?

Em pacientes com OSA, o tratamento da FA segue as recomendações usuais da principais diretrizes. Já o tratamento da OSA é capaz de reduzir o risco de FA. Apesar de ainda controverso, estudos observacionais sugerem uma associação entre uso de CPAP e menor risco de FA.

automedida pressão

Referência:

https://jamanetwork.com/journals/jamacardiology/article-abstract/2674722?redirect=true

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades