Qual é a dose ideal de ácido tranexâmico tópico nas artroplastias totais de joelho?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O uso do ácido tranexâmico surgiu como uma estratégia importante para limitar a perda sanguínea nas cirurgias ortopédicas. Seu uso nas cirurgias de substituição articular vem se tornando cada vez mais popular, especialmente nas artroplastias totais de Joelho (ATJ).

O ácido tranexâmico (AT) atua como inibidos da fibrinólise e pode ser utilizado de maneira sistêmica ou tópica, esta última podendo manter as propriedades desejadas e evitar as potenciais complicações do uso sistêmico. Ainda persistem dúvidas na literatura, entretanto acerca da dose ideal de administração utilizando o uso tópico.

Leia também: Artroscopia do joelho apresenta bons resultados após 5 anos?

Qual é a dose ideal de ácido tranexâmico tópico nas artroplastias totais de joelho

Análise atual

Um artigo recente foi publicado na revista Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy abordando este tema. O objetivo do estudo foi avaliar a dosagem ideal de ácido tranexâmico tópico considerando a eficácia e segurança para controle de sangramento após cirurgias de artroplastia total de joelho. 

Foi elaborado um ensaio cínico randomizado, duplo-cego, incluindo 325 participantes submetidos à ATJ. Os participantes foram divididos em 5 grupos de 65 pacientes:

  • Grupo 1: 0,5g AT;
  • Grupo 2: 1,0 g AT;
  • Grupo 3: 2,0g AT;
  • Grupo 4: 3,0g AT;
  • Grupo 5: grupo controle no qual não foi utilizado AT.

Foi avaliada a diminuição dos nos níveis de hemoglobina pós-operatória. Também foram registradas a perda de sangue calculada usando o método de Good, o débito no dreno hemovac, a frequência de transfusão e amplitude de movimento (ADM). Os níveis plasmáticos de AT e as complicações também foram avaliados.

Diferenças significativas foram observadas na diminuição dos níveis de hemoglobina entre o grupo controle e os grupos 2 (p = 0,0027), 3 (p = 0,005) e 4 (p = 0,001). Diferenças significativas na perda total de sangue e frequência de transfusão foram observadas entre o grupo controle e os grupos 2 (p = 0,004, 0,002, respectivamente), 3 (p = 0,007, 0,001, respectivamente) e 4 (p = 0,001, 0,009, respectivamente). Com relação ao volume de drenagem, não houve diferenças significativas entre os grupos. 

Saiba mais: O que há de novo sobre o uso de torniquete na artroplastia total do joelho?

Os níveis séricos de TXA aumentaram proporcionalmente com a dose aplicada de AT tópico imediatamente e em 3 e 6 horas de pós-operatório. Trombose venosa profunda sintomática ou embolia pulmonar não foi observada em nenhum grupo. Outras complicações relacionadas à administração de AT não foram detectadas.

Conclusão

O estudo sugere que a aplicação tópica de 1,0 g ou mais de AT mostra controle significativo do sangramento sem uma relação dose-resposta. Portanto, para evitar a sobre dosagem e reduzir potenciais complicações com garantia da eficácia, recomenda-se o uso 1,0 g de AT como aplicação tópica.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Kim JK, Park JY, Lee DY, Ro DH, Han HS, Lee MC. Optimal dose of topical tranexamic acid considering efficacy and safety in total knee arthroplasty: a randomized controlled study. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc. 2021 Oct. doi10.1007/s00167-020-06241-9
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.