Qual é a importância do controle glicêmico na terapia intensiva?

Nos pacientes críticos, os guidelines atuais orientam que o controle glicêmico seja entre 108-180mg/dl. As recomendações são estabelecidas pelo NICE-SUGAR.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nos pacientes críticos, os guidelines atuais orientam que a glicemia capilar se mantenha entre 108-180mg/dl. Essas recomendações são bem estabelecidas pelo algoritmo NICE-SUGAR, que mostra redução da mortalidade quando a glicose se mantém nesses valores comparada a um controle glicêmico mais intenso (<108mg/dl).

A questão é, podemos ser mais liberais ainda? Principalmente naqueles pacientes com diagnóstico prévio de DM2? O racional é evitar hipoglicemias que podem ser gravíssimas nesse contexto sem acarretar risco de desfechos desfavoráveis em pacientes com potencial de gravidade elevado.

Leia mais: Níveis baixos de glicemia em pacientes hospitalizados aumentam a mortalidade

Em um recente estudo realizado na Austrália, pesquisadores tentaram responder a essas perguntas. Trata-se do levantamento prospectivo realizado em uma UTI geral de 22 leitos, a duração foi de 15 meses e a pesquisa analisou de maneira sequencial 350 pacientes diabéticos que receberam controle glicêmico “padrão” versus 350 pacientes diabéticos que receberam controle glicêmico “mais liberal”. Os alvos eram 108-180mg/dl e 180-252mg/dl, respectivamente.

Os pacientes foram diagnosticados com diabetes do tipo 2 (>95%), 1/3 destes já usavam insulina, na sua maioria os pacientes eram do sexo masculino e possuíam algum grau de disfunção renal.

Conclusão

O controle “mais liberal” reduziu a variabilidade glicêmica (diminuindo a chance de hipoglicemias) sem piorar o desfecho clínico do paciente: disfunção renal, alteração leucocitária, mortalidade, tempo de ventilação mecânica e tempo de internação.

Limitações

Estudo prospectivo não randomizado, com poucos pacientes e principalmente não acompanhou a médio e longo prazo os indivíduos após a alta hospitalar.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Luethi N et al. Liberal glucose control in ICU patients with diabetes: A before-and-after study. Crit Care Med 2018 Jun; 46:935 || https://doi.org/10.1097/CCM.0000000000003087

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades