Qual é a prevalência de alterações nas articulações sacroilíacas de pacientes saudáveis submetidos à RM?

Um estudo avaliou o impacto da idade na ocorrência de alterações compatíveis com sacroiliíte na RM de SI de pacientes saudáveis. 

O emprego da ressonância magnética (RM) das sacroilíacas (SI) na avaliação de pacientes com suspeita de espondiloartrites proporcionou uma revolução na detecção precoce dessa doença. Devido à sua alta sensibilidade, pacientes estão recebendo diagnósticos ainda na fase não radiográfica, o que parece melhorar os desfechos relacionados a essas condições.

Apesar disso, a alta sensibilidade do exame também traz algumas consequências indesejadas. Em um texto previamente publicado no Portal PEBMED, comentei sobre um estudo que encontrou alterações nas SI de pessoas saudáveis durante a gestação e o puerpério. Essas alterações também podem ser encontradas em pacientes que praticam esportes com impacto no solo.

Recentemente, Renson et al. publicaram um novo estudo que avaliou o impacto da idade na ocorrência de alterações compatíveis com sacroiliíte na RM de SI de pacientes saudáveis.

RM

Métodos

Trata-se de um estudo transversal que incluiu 95 pacientes saudáveis com idades entre 20 a 49 anos, que realizaram RM de SI e de coluna.

As imagens obtidas foram analisadas com relação à presença de edema da medula óssea (EMO) e lesões estruturais atribuíveis à sacroiliíte/espondiloartrite. Para a avaliação das lesões inflamatórias (EMO) e estruturais da SI, foi utilizado o escore SPARCC. Já para a avaliação das lesões da coluna, foram utilizados os escores SPARCC (índice de inflamação da coluna) e o CANDEN, respectivamente.

Além disso, após a análise das imagens pelos especialistas, os pacientes foram classificados com base no preenchimento da definição do ASAS (importante grupo de estudo das espondiloartrites) para sacroiliíte e espondilite.

Os dados obtidos foram comparados com os dados da coorte Be-GIANT, uma coorte belga de espondiloartrite inicial.

Resultados

Diversos pacientes saudáveis preencheram os critérios ASAS para uma RM positiva para espondiloartrite. Essa frequência foi maior nos pacientes com idade ≥30 anos (17,2%), sendo raramente observada em estratos mais baixos de idade (20 a 30 anos).

Dentre os quadrantes que mais frequentemente apresentaram EMO, destacam-se o anterossuperior (3,5% – predominantemente no sacro) e o posterossuperior (4,4% – também mais frequente na porção sacral).

Um outro dado interessante foi que erosões e metaplasia gordurosa na SI estavam presentes em todos os estratos de idade dos indivíduos saudáveis, acometendo 20% e 13,7% do total dos pacientes, respectivamente. Erosões, EMO e metaplasia gordurosa da coluna foram mais frequentes nos ≥40 anos, acometendo 39,3%, 35,7% e 28,6% dos pacientes, respectivamente. Nenhum paciente saudável apresentou três ou mais cantos brilhantes na coluna.

Os escores SPARCC e de lesões estruturais totais aumentaram progressivamente com a idade, se assemelhando ao dos pacientes da coorte Be-GIANT no estrato entre 40 e 49 anos.

Convulsão na infância: como a ressonância magnética de crânio pode ajudar? [vídeo]

Comentários

Esse estudo nos mostra que precisamos ter muito cuidado na avaliação da RM no contexto das espondiloartrites. Para que possamos fazer uma interpretação adequada, devemos considerar a probabilidade pré-teste para a doença antes de solicitar o exame, uma vez que ele é frequentemente alterado em pacientes normais.

Mesmo lesões tidas como específicas para esse grupo de doenças, como erosões e metaplasia gordurosa, podem estar presentes em indivíduos saudáveis com uma frequência significativa. Isso se torna mais crítico com o passar da idade, especialmente no pacientes ≥40 anos.

Esse cuidado na interpretação do caso pode evitar que diagnósticos errados sejam feitos e, consequentemente, impedir que pacientes sem doença recebam tratamentos inadequados.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Renson T, de Hooge M, De Craemer A-S, et al. Progressive increase in sacroiliac joint and spinal mri lesions in healthy individuals in relation to age. Arthritis Rheumatol. 2022; doi: 10.1002/art.42145. 

Especialidades