Stroke-heart syndrome: qual é a relação entre AVC isquêmico e cardiopatia?

Um estudo recente propõe que o AVC isquêmico é uma das causas da cardiopatia, e explica os motivos e as consequências da doença.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em um paciente com AVC isquêmico agudo, complicações cardiovasculares são comuns. O desafio que existe é provar se há relação causal do AVC na doença cardíaca ou se é apenas uma associação, já que os fatores de risco – hipertensão, diabetes e tabagismo – são os mesmos. Um artigo recente da Lancet Neurology propõe a primeira explicação: o AVCi como causa da cardiopatia, e explica os motivos e as consequências.

Leia mais: Conheça nova diretriz sobre dupla-agregação no tratamento do AVC

Os motivos (fisiopatologia)

O AVCi, em especial se acometer a região insular no hemisfério dominante, causaria ativação simpática e liberação do cortisol no eixo hipofisário. Seria um mecanismo semelhante ao do estresse agudo. Noradrenalina e cortisol, por sua vez, promoveriam disfunção endotelial e microcirculação, aumento do consumo de oxigênio do miocárdio e lesão direta no miócito.

Quais as consequências clínicas?

As manifestações ocorrem predominantemente nos primeiros trÊs dias após AVCi, são mais comuns em idosos, naqueles com cardiopatia de base e maior área de AVCi, e compreendem:

  • Dano miocárdio com aumento de troponina e/ou BNP (60% dos pacientes)
    • A mera elevação assintomática desses biomarcadores está associada com pior prognóstico. Contudo, há risco de disfunção ventricular e síndrome de Takotsubo, bem como de IAM tipo 2. O grande desafio é diferenciar o aumento de troponina “em geral” do IAM. A dica é a curva enzimática: elevação > 20% em 24/36h com retorno ao basal sugere infarto.
  • Alterações eletrocardiográficas (> 905 dos pacientes)
    • As mais comuns são prolongamento do intervalo QT e alterações do segmento ST/Onda T, de modo inespecífico. Há, ainda, redução da variabilidade da FC, indicando disautonomia. E atenção: há maior risco de taquiarritmias e morte súbita nesses pacientes!
  • Fibrilação atrial
    • É a maior polêmica e nos lembra a regra de Tostines → a FA causou o AVCi ou o AVCi causou a FA? No momento não conseguimos diferenciar e os autores sugerem tratar todos como a FA causando o AVCi.

Há o que fazer?

Baseado em evidências, muito pouco. Mas os autores recomendam:

  1. Aumenta monitoramento. Use Holter, ecocardiograma e quiçá uma RM cardíaca.
  2. Evite drogas que prolonguem QT.
  3. Controle FC e PA, dentro das diretrizes de AVC. Prefira betabloqueadores e inibidores da ECA.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Jan F Scheitz SHEITZ, Jan et al. Stroke–heart syndrome: clinical presentation and underlying mechanisms. The Lancet Neurology, october 26, 2018DOI:https://doi.org/10.1016/S1474-4422(18)30336-3

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades