Leia mais:
Leia mais:
O início do tratamento anti-hipertensivo pode ter impacto na qualidade de vida?
Quiz: Mulher com lesões amareladas nas pálpebras. Qual o diagnóstico?
Renina e o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário
ESC 2021: qual é a meta pressórica ideal em pacientes hipertensos idosos?
ESC 2021: produto “substituto do sal” pode reduzir o risco cardiovascular

Qual é a relação entre periodontite e hipertensão?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A doença periodontal, ou periodontite, é uma inflamação crônica que atinge o tecido que dá suporte aos dentes, levando à perda dentária e, nos casos mais graves, ao edentulismo. Entre os sintomas que podem indicar a presença da patologia estão sensibilidade, mau hálito constante, vermelhidão ou inchaço nas gengivas, dor ao mastigar, etc. Alguns estudos recentes indicam que a periodontite está associada a riscos de eventos cardiovasculares e mortalidade, principalmente em mulheres com mais idade.

hipertensão

Periodontite x hipertensão

Um novo levantamento procurou investigar a influência da doença periodontal na pressão arterial (PA) em pacientes com hipertensão. Em um estudo cruzado, realizado entre 2009 e 2014 e publicado na American College of Cardiology, selecionou 11.753 participantes, idade ≥30 anos, diagnosticados com hipertensão. A pressão arterial destes indivíduos foi analisada com variáveis contínuas e categóricas de acordo com a presença ou ausência de doença periodontal.

Leia: Hipertensão resistente: veja novas diretrizes para tratamento da doença

Do total de participantes, 3500 reportaram tomar medicação para controle da hipertensão. 52,2% tinham doença periodontal; destes, 38% apresentaram a forma moderada da doença, 12% tinham a forma grave e em 3% dos indivíduos a periodontite era leve.

Resultados

Entre os pacientes cuja hipertensão não era tratada, a pressão arterial ficou 2,8-7,6 mmHg maior em pacientes com periodontite e entre os que tomavam anti-hipertensivos a PA média era 2,3-3 mmHg em participantes com periodontite (p < 0,0001).

Após múltiplos ajustes, a doença periodontal foi associada a um tratamento anti-hipertensivo falho, e quanto maior a severidade da doença maiores foram as chances de ineficácia no tratamento.

Uma boa saúde bucal foi associada com melhor performance da PA durante a terapia anti-hipertensiva, com redução de aproximadamente 2,3-3 mmHg, e menores chances de falha no tratamento para controle da hipertensão.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Poor Oral Health and Blood Pressure Control Among US Hypertensive Adults: Results From the National Health and Nutrition Examination Survey 2009 to 2014. Hypertension2018;Oct 22
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar