Qual é a relação entre periodontite e hipertensão?

Um novo levantamento procurou investigar a influência da periodontite na pressão arterial (PA) em pacientes com hipertensão. Confira os resultados da pesquisa.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A doença periodontal, ou periodontite, é uma inflamação crônica que atinge o tecido que dá suporte aos dentes, levando à perda dentária e, nos casos mais graves, ao edentulismo. Entre os sintomas que podem indicar a presença da patologia estão sensibilidade, mau hálito constante, vermelhidão ou inchaço nas gengivas, dor ao mastigar, etc. Alguns estudos recentes indicam que a periodontite está associada a riscos de eventos cardiovasculares e mortalidade, principalmente em mulheres com mais idade.

hipertensão

Periodontite x hipertensão

Um novo levantamento procurou investigar a influência da doença periodontal na pressão arterial (PA) em pacientes com hipertensão. Em um estudo cruzado, realizado entre 2009 e 2014 e publicado na American College of Cardiology, selecionou 11.753 participantes, idade ≥30 anos, diagnosticados com hipertensão. A pressão arterial destes indivíduos foi analisada com variáveis contínuas e categóricas de acordo com a presença ou ausência de doença periodontal.

Leia: Hipertensão resistente: veja novas diretrizes para tratamento da doença

Do total de participantes, 3500 reportaram tomar medicação para controle da hipertensão. 52,2% tinham doença periodontal; destes, 38% apresentaram a forma moderada da doença, 12% tinham a forma grave e em 3% dos indivíduos a periodontite era leve.

Resultados

Entre os pacientes cuja hipertensão não era tratada, a pressão arterial ficou 2,8-7,6 mmHg maior em pacientes com periodontite e entre os que tomavam anti-hipertensivos a PA média era 2,3-3 mmHg em participantes com periodontite (p < 0,0001).

Após múltiplos ajustes, a doença periodontal foi associada a um tratamento anti-hipertensivo falho, e quanto maior a severidade da doença maiores foram as chances de ineficácia no tratamento.

Uma boa saúde bucal foi associada com melhor performance da PA durante a terapia anti-hipertensiva, com redução de aproximadamente 2,3-3 mmHg, e menores chances de falha no tratamento para controle da hipertensão.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Poor Oral Health and Blood Pressure Control Among US Hypertensive Adults: Results From the National Health and Nutrition Examination Survey 2009 to 2014. Hypertension2018;Oct 22

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.