Qual é o impacto da gota globalmente?

Foi publicado um trabalho no qual avaliou-se a prevalência e incidência anual de gota, bem como o número de anos vividos com disfunção.

A gota é a artropatia inflamatória mais frequente em nosso meio, acometendo principalmente homens de meia-idade. Com a progressão da doença, ocorre dano estrutural irreversível à articulação, podendo levar à disfunção física significativa e consequente queda na qualidade de vida e na produtividade no trabalho. Isso gera altos custos, tanto diretos e indiretos.

Safiri et al. publicaram um trabalho no qual avaliaram a prevalência e incidência anual de gota, bem como o número de anos vividos com disfunção. Além disso, o estudo também teve como objetivo identificar os fatores de risco associados a essas complicações, avaliados nos âmbitos global, regional e nacional (de 1990 a 2017).

Leia também: Qual a prevalência de depressão em pacientes com artropatias inflamatórias?

Qual é o impacto da gota globalmente?

Métodos do estudo sobre gota

Trata-se da publicação de dados do Global Burden of Disease (GBD). Os dados foram extraídos do estudo GBD 2017.

Pesquisadores e experts de todo o mundo colaboraram com o GBD, permitindo a análise de dados capazes de estimar a prevalência global, incidência anual, anos vividos com disfunção e seus fatores de risco.

Resultados

Os autores encontraram uma prevalência pontual global ajustada para a idade de 510,6 (IC 95% 455,6-570,3) casos para cada 100.000 habitantes e uma incidência anual de 91,8 (81,3-104,1) casos para cada 100.000 habitantes, no ano de 2017. Isso representa um aumento de 7,2% e 5,5%, respectivamente, quando comparados com o ano de 1990.

Além disso, a taxa de anos vividas com disfunção ajustada para a idade foi de 15,9 (IC 95% 10,7-21,8) casos por 100.000 habitantes, representando um aumento de 7,2% em comparação com o ano de 1990.

Os autores identificaram que o impacto da gota é maior em países desenvolvidos, especialmente na Nova Zelândia e Austrália (região conhecida pela sua alta prevalência de gota) e nos Estados Unidos.

Saiba mais: Fatores de risco associados à morte por Covid-19 em pacientes reumatológicos

Dentre os fatores de risco associados aos anos de vida vividos com disfunção, os principais foram obesidade (32,4% do burden total) e doença renal crônica (15%).

Comentários

Esse trabalho demonstrou um aumento na prevalência e incidência da gota ao longo dos anos. Isso provavelmente se deve ao aumento das populações urbanas vivendo em grandes centros, que gera mudanças comportamentais e alimentares que favorecem a obesidade e fatores de risco cardiovascular.

Um dado interessante que esse estudo traz é que, apesar da melhora no entendimento da doença e da existência de guidelines específicos para o manejo da gota, com alvos terapêuticos bem estabelecidos, o número de anos vividos com disfunção aumentou consideravelmente (7,2%). Isso reforça a importância de se conhecer sobre a doença, educar a população sobre as formas de prevenção/redução do dano causado e de se buscar sempre atingir os alvos terapêuticos propostos pelas recomendações vigentes.

Referências bibliográficas:

  • Safiri S, Kolahi A-A, Cross M, eta l. Prevalence, incidence, and years lived with disability due to gout and its attributable risk factors for 195 countires and territories 1990-2017: a systematica analysis of the Global Burden Disease Study 2017. Arthritis Rheumatol. 2020. doi: 10.1002/art.41404.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags