Leia mais:
Leia mais:
Qual é o melhor momento, dose e duração da antibioticoprofilaxia nas artroplastias totais de joelho e quadril?
Antibioticoprofilaxia em pacientes com artroplastias submetidos a procedimentos dentários invasivos?
Qual o tempo ideal de antibioticoprofilaxia após reconstrução com endoprótese em ressecções de tumores malignos de membros inferiores?
Infecções após hemorragia digestiva alta varicosa no cirrótico sob antibioticoprofilaxia
Antibioticoprofilaxia para endocardite: mudanças nas recomendações

Qual é o melhor momento, dose e duração da antibioticoprofilaxia nas artroplastias totais de joelho e quadril?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os custos associados a infecções pós-artroplastia total do joelho (ATJ) e artroplastia total do quadril (ATQ) continuam a subir, com metade dessas complicações sendo consideradas preveníveis. A antibioticoprofilaxia é considerada efetiva para atingir níveis séricos adequados e reduzir a taxa de infecção e as pesquisas até hoje demonstraram dezenas de antibióticos com boa eficácia. Os guidelines atuais recomendam cefalosporinas de primeira e segunda geração pelo amplo espectro, baixo custo, capacidade de atingir bons níveis nos tecidos rapidamente e possibilidade de guardar antibióticos mais potentes para um caso que necessite tratamento.

A cefazolina é geralmente utilizada como antibioticoprofilaxia, com o início podendo ser 60 a 120 minutos antes do procedimento, cessando após 24 horas da cirurgia. Não há evidência mostrando benefício de múltiplas doses, aumento da dose por conta do peso do paciente ou prolongamento após 24 horas do pós-operatório. Foi publicado no último mês na revista Bone and Joint Open um estudo de coorte australiano com o objetivo de avaliar a associação entre a dose, momento e duração da antibioticoprofilaxia com cefalosporinas e o risco de infecção em pacientes submetidos a ATQ e ATJ.

Qual é o melhor momento, dose e duração da antibioticoprofilaxia nas artroplastias totais de joelho e quadril

O estudo

Foram incluídos 1.838 pacientes submetidos a ATJ ou ATQ por artrose primária em 19 hospitais australianos públicos e privados com alto volume cirúrgico, sendo os dados coletados entre junho de 2013 e janeiro de 2015. O desfecho primário incluiu qualquer infecção, definida como necessidade de antibióticos orais ou intravenosos (IV), readmissão ou reoperação ocorrendo dentro de 365 dias após a cirurgia. O desfecho secundário foi infecção profunda, definida como necessidade de antibióticos IV, readmissão ou reoperação ocorrendo dentro de 365 dias após a cirurgia. A população do estudo foi restrita aos casos em que foi utilizada profilaxia com cefalosporina. Doses apropriadas para peso incluíram cefazolina (1 g se < 120 kg, 2 g ise> 120 kg), cefotaxime (1 g), and ceftriaxone (2 g).

Leia também: Qual o impacto dos pontos de corte baseados no IMC para a realização das cirurgias de artroplastia total do joelho?

No modelo ajustado, os fatores associados a uma redução significativa em qualquer infecção e infecção profunda incluíram: dose correta ajustada ao peso (qualquer infecção; odds ratio ajustado (aOR) 0,68 (intervalo de confiança de 95% (IC) 0,47 a 0,99); p = 0,045 ); iniciar cefalosporina pré-operatória dentro de 60 minutos (qualquer SSI, aOR 0,56 (IC 95% 0,36 a 0,89); p = 0,012; SSI profundo, aOR 0,29 (IC 95% 0,15 a 0,59); p <0,001) ou 60 minutos ou mais antes da incisão na pele (aOR 0,35 (IC 95% 0,17 a 0,70); p = 0,004; SSI profundo, AOR 0,27 (IC 95% 0,09 a 0,83); p = 0,022), em comparação com ao incisar ou após a incisão na pele.

Outros fatores significativamente associados a um risco aumentado de qualquer infecção, mas não apenas infecção profunda, foram receber um antibiótico sem ser cefalosporina no pré-operatório (aOR 1,35 (IC 95% 1,01 a 1,81); p = 0,044) e alterar a dose de cefalosporina (aOR 1,76 (IC 95% 1,22 a 2,57); p = 0,002). Não houve diferença no risco de qualquer infecção ou infecção profunda quanto à duração da profilaxia inferior ou superior a 24 horas.

Conclusão

Segundo o estudo, garantir a dosagem adequada e ajustada ao peso e a administração precoce pré-operatória de antibióticos profiláticos pode reduzir o risco de infecção em artroplastia total do joelho (ATJ) e artroplastia total do quadril (ATQ), enquanto a duração da profilaxia além de 24 horas é desnecessária.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Badge H, Churches T, Xuan W, Naylor JM, Harris IA. Timing and duration of antibiotic prophylaxis is associated with the risk of infection after hip and knee arthroplasty. Bone Jt Open. 2022 Mar;3(3):252-260. doi: 10.1302/2633-1462.33.BJO-2021-0181.R1.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.