Qual foi a real causa da morte de Napoleão Bonaparte?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O imperador francês Napoleão Bonaparte é uma das maiores personalidades da História. Sua vida é marcada por mistérios e controvérsias, assim com sua morte. Afinal, a causa da morte foi por câncer de estômago ou envenenamento? Sabemos que após a derrota na Batalha de Waterloo, em 1815, ele foi exilado na ilha de Santa Helena, onde morreu seis anos após, mas de quê oficialmente? Seu médico pessoal, François Antommarchi, declarou ter sido por câncer de estômago.

Entretanto, o diagnóstico foi contestado em 1961, quando foi encontrado arsênico em seus fios de cabelo, o que sugere envenenamento. Em qual das duas teorias devemos confiar? Após os dois primeiros anos de exílio, a saúde de Napoleão foi piorando progressivamente. Há relatos de que em 1820 ele se queixava de dor abdominal, anorexia, náuseas e vômitos.

Havia períodos de melhora, porém os intervalos eram cada vez menores. Nos últimos seis meses de vida, ele emagreceu 10 Kg, pois só conseguia se alimentar com líquidos. Há relatos de que após um episódio de hematêmese, a piora foi sensível, tanto que Napoleão  morreu um mês após, em 5 de maio de 1821, aos 51 anos de idade.

O laudo da necrópsia revela uma tumoração com mais de 10 cm de extensão na mucosa gástrica. Havia perfuração, tamponada pelo fígado. Os linfonodos regionais já estavam comprometidos. Era uma doença em estágio avançado, sem qualquer proposta curativa até então. Afinal, a primeira ressecção de estômago só foi realizada em 1881 e os primeiros trabalhos com medicamentos quimioterápicos em 1946.

A dúvida quanto à causa mortis surgiu quando foi encontrado arsênico exames no papel de parede da casa onde Napoleão estava exilado e em seus fios de cabelo. No entanto, o patologista forense Alessandro Lugli, declarou em revisão publicada em 2011 que a quantidade de arsênico detectada não seria suficiente para causar a morte do imperador.

Napoleão percebeu que estava com a mesma doença que o pai e o avô tiveram e sabia como seria seu fim. Percebemos isso com seu famoso comentário: “Eu sei a verdade e estou resignado”. Você acertou a causa da morte?

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar