Qual melhor alternativa para terapia de dupla antiagregação padrão? [ACC 2019]

Um estudo comparou os efeitos de um mês de terapia de dupla antiagregação plaquetária (DAPT) em relação a um ano de DAPT na prevenção de isquemia.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Estamos no último dia do Congresso ACC 2019 e as novidades não param. Durante o evento, foi apresentado o estudo STOPDAPT-2 que comparou os efeitos de um mês de terapia de dupla antiagregação plaquetária (DAPT) em relação a um ano de DAPT na prevenção de isquemia.

trombocitopenia

DAPT 1 mês x DAPT 12 meses

O estudo paralelo e randômico tinha como meta analisar um novo procedimento para pacientes que passaram por uma angioplastia coronária. Os pacientes foram randomizados em dois grupos, o primeiro (n=1.523) recebeu DAPT por um mês e continuou a terapia com clopidogrel por cinco anos; o segundo grupo (n=1.522) recebeu terapia padrão com DAPT por 1 ano seguido de mais cinco anos de AAS.

desfechos primários

Os desfechos primários observados foram morte, infarto agudo do miocárdio, sangramento, trombose de stent e acidente vascular cerebral. Os desfechos ocorreram em 2,4% dos participantes do primeiro grupo, enquanto que no segundo grupo a taxa foi de 3,7% (p = 0,04).

Desfechos secundários

  • Morte, infarto do miocárdio, trombose de stent no primeiro ano: 2% no grupo DAPT – 1 mês versus 2,5% no grupo DAPT – 12 meses
  • Sangramento maior/menor no primeiro ano: 0,4% no grupo DAPT – 1 mês versus 1.5% no grupo DAPT – 12 meses
  • Escore de sangramento BARC 3 ou 5 no primeiro ano: 0,5% no grupo DAPT – 1 mês versus 1,8% no grupo DAPT – 12 meses

Os achados apontam que nos casos analisados, a terapia de dupla antiagregação plaquetária seguida de clopidogrel foi superior à farmacoterapia padrão em pacientes que receberam intervenção coronária percutânea.

Leia maisHSA: saiba como a antiagregação plaquetária diminui isquemia cerebral

A ideia central é mostrar que se você optar pelo clopidogrel como antiagregante de longo prazo cinco anos), basta um mês de dupla antiagregacão, e não 12 meses.

ACC 2019: cobertura PEBMED

Neste final de semana, a PEBMED vai trazer as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades