Leia mais:
Leia mais:
Conteúdos novos: Escore de TC Precoce e Hidratação Venosa Neonatal
Whitebook: anemia por deficiência de ferro
Whitebook: Dia Mundial da Sepse
Whitebook: endocardite infecciosa
Fique por dentro das novidades da semana!

Qual a melhor droga para cólica renal?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Pacientes com o cólica renal são um dos mais queixosos no atendimento na unidade emergência. A dor é tão intensa que alguns pacientes comparam a dor do parto normal, ou o mais próximo que poderia se chegar a isso para os homens. Devido a este dramático quadro, o alívio imediato da dor é a principal medida a ser tomada.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Alívio da dor da cólica renal

Pesquisadores de Doha, Qatar, conduziram um estudo duplo cedo, randomizado, publicado na semana passada no The Lancet, comparou o uso de Diclofenaco (75 mg intramuscular [IM]), paracetamol (1g intravenoso [IV]), e morfina (0,1 mg/kg IV) para alivio da dor. Foram selecionados 1645 participantes, entre 18 e 65 anos de idade, com dor moderada a intensa admitidos no departamento de emergência. Os critério de exclusão foram: alergia medicamentosa, insuficiência renal ou hepática, e gravidez.

Todos os pacientes receberam três injeções, duas IV e uma IM, uma destas possuía a medicações e  as outras duas placebo. Os escores de dor foram aplicados na admissão, 30, 60, e 90 minutos após o tratamento.

LEIA TAMBÉM: Como fazer a melhor escolha em analgesia

Resultados

Os resultados apontaram que a administração de Diclofenaco IM obteve uma vantagem discreta, em relação a morfina e paracetamol, na redução de ao menos 50% da dor na avaliação de 30 minutos (68% vs. 61% vs. 66%) além de uma menor proporção de pacientes que necessitaram de outra medicação para alívio (12% vs. 23% vs. 20%), não houve diferença com significância estatística entre morfina e paracetamol.

Efeitos adversos foram raros, porém, ocorreram em sua maior parte nos pacientes que receberam morfina (3%). Não houve efeitos adversos tardios como morte, insuficiência renal com evolução para diálise, sangramento gastrointestinal, ou complicações na administração IM.

Conclusões

Este estudo aponta a superioridade do uso de Antiinflamatórios Não Esteroides (AINES) para tratamento da dor em pacientes com cólica renal, sendo seguro e eficaz em pacientes de 18 a 65 anos, sem alergia ou disfunção orgânica.

Apesar de utilizar paracetamol IV, não disponível hoje no Brasil, o estudo pode ser trazido ao comparativo da nossa realidade no uso da dipirona IV. Sendo a escolha inicial AINES IM, seguido por dipirona IV e morfina IV, em caso de persistência da dor.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

 

Referências:

  • Pathan SA et al. Delivering safe and effective analgesia for management of renal colic in the emergency department: A double-blind, multigroup, randomised controlled trial. Lancet 2016 Mar 15;
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar