Qual a melhor droga para cólica renal?

Pacientes com o cólica renal são um dos mais queixosos no atendimento na emergência. A dor é tão intensa que alguns pacientes comparam a dor do parto.

Pacientes com o cólica renal são um dos mais queixosos no atendimento na unidade emergência. A dor é tão intensa que alguns pacientes comparam a dor do parto normal, ou o mais próximo que poderia se chegar a isso para os homens. Devido a este dramático quadro, o alívio imediato da dor é a principal medida a ser tomada.

Alívio da dor da cólica renal

Pesquisadores de Doha, Qatar, conduziram um estudo duplo cedo, randomizado, publicado na semana passada no The Lancet, comparou o uso de Diclofenaco (75 mg intramuscular [IM]), paracetamol (1g intravenoso [IV]), e morfina (0,1 mg/kg IV) para alivio da dor. Foram selecionados 1645 participantes, entre 18 e 65 anos de idade, com dor moderada a intensa admitidos no departamento de emergência. Os critério de exclusão foram: alergia medicamentosa, insuficiência renal ou hepática, e gravidez.

Todos os pacientes receberam três injeções, duas IV e uma IM, uma destas possuía a medicações e  as outras duas placebo. Os escores de dor foram aplicados na admissão, 30, 60, e 90 minutos após o tratamento.

LEIA TAMBÉM: Como fazer a melhor escolha em analgesia

Resultados

Os resultados apontaram que a administração de Diclofenaco IM obteve uma vantagem discreta, em relação a morfina e paracetamol, na redução de ao menos 50% da dor na avaliação de 30 minutos (68% vs. 61% vs. 66%) além de uma menor proporção de pacientes que necessitaram de outra medicação para alívio (12% vs. 23% vs. 20%), não houve diferença com significância estatística entre morfina e paracetamol.

Efeitos adversos foram raros, porém, ocorreram em sua maior parte nos pacientes que receberam morfina (3%). Não houve efeitos adversos tardios como morte, insuficiência renal com evolução para diálise, sangramento gastrointestinal, ou complicações na administração IM.

Conclusões

Este estudo aponta a superioridade do uso de Antiinflamatórios Não Esteroides (AINES) para tratamento da dor em pacientes com cólica renal, sendo seguro e eficaz em pacientes de 18 a 65 anos, sem alergia ou disfunção orgânica.

Apesar de utilizar paracetamol IV, não disponível hoje no Brasil, o estudo pode ser trazido ao comparativo da nossa realidade no uso da dipirona IV. Sendo a escolha inicial AINES IM, seguido por dipirona IV e morfina IV, em caso de persistência da dor.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

 

Referências:

  • Pathan SA et al. Delivering safe and effective analgesia for management of renal colic in the emergency department: A double-blind, multigroup, randomised controlled trial. Lancet 2016 Mar 15;

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.