Qual melhor escore prognóstico na hepatite alcoólica?

Estudo avaliou a precisão prognóstica do MELD-Na na determinação da mortalidade em 28 e 90 dias dos pacientes com Hepatite Alcoólica (HA).

A Hepatite Alcoólica (HA) é o espectro agudo de maior gravidade na Doença Hepática Alcoólica. Existem escores prognósticos de mortalidade em curto prazo validados para a HA, sendo o mais clássico o Índice de Função Discriminante de Maddey (IFD), que leva em conta os valores de bilirrubina total e tempo de protrombina (TAP) em segundos. Pacientes com IFD > 32 são considerados graves e, na ausência de contraindicações, são elegíveis para corticoterapia. Contudo, há críticas em relação a esse escore, visto que não utiliza creatinina (um marcador de gravidade na HA) e utiliza o TAP em segundos, podendo haver diferenças entre laboratórios.

Leia também: Whitebook: Transtorno por Uso de Álcool

Qual melhor escore prognóstico na hepatite alcoólica

Outras formas de estimar gravidade

Outros escores prognósticos estudados incluem: MELD Score (Bilirrubina, INR e creatinina – validado nos EUA); ABIC (idade, bilirrubina, INR e Creatinina – validado na Espanha); e Glasgow (Idade, BUN, leucograma, bilirrubina, TAP – validado no Reino Unido).

Sabe-se que o sódio é um importante fator prognóstico na cirrose hepática, sendo o MELD-Na o principal escore utilizado na priorização de Transplante Hepático. Todavia, na HA esse escore foi estudado em um pequeno grupo de pacientes.

Dessa forma, foi realizado um estudo multicêntrico com o objetivo de avaliar a precisão prognóstica do MELD-Na na determinação da mortalidade em 28 e 90 dias dos pacientes com Hepatite Alcoólica (HA).

Métodos

  • Critérios de inclusão: pacientes com Hepatite Alcoólica confirmada por biópsia ou pacientes com uso de álcool > 60 g/d (homens) ou 40 g/dia (mulheres) com anormalidades laboratoriais (AST < 400 U/L; AST/ALT > 1,5; GGT > 80 mg/dl; alteração do INR ou TAP; e bilirrubina > 3 mg/dl);
  • Critérios de exclusão: outras causas identificáveis ​​de doença hepática; diagnóstico alternativo na biópsia hepática; trombose completa da veia porta; carcinoma hepatocelular e outras malignidades; infecção pelo HIV; outras doenças extra-hepáticas graves com baixa expectativa de vida de acordo com critérios dos investigadores.
  • Coleta de dados: idade, sexo, consumo de álcool em gramas/dia, mortalidade, presença de complicações clínicas na admissão (SIRS, infecção, hemorragia digestiva, lesão renal aguda), dados laboratoriais basais e cálculo de escores prognósticos.

Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos 2.581 pacientes, envolvendo 85 centros terciários, em 11 países de 3 continentes.

Resultados

Os principais dados demográficos obtidos foram:

  • Maioria dos indivíduos eram brancos;
  • Nos países anglo-saxônicos, houve predomínio de mulheres;
  • As mulheres com HA eram mais jovens, com menor tempo de ingesta etílica, porém apresentaram menor mortalidade;
  • A mortalidade em 28 dias foi de 20%, e em 90 dias de 30,9%;
  • O México apresentou as maiores taxas de mortalidade em 28 dias (37.8%) e 90 dias (56.8%);
  • O Brasil foi um dos países com mortalidade maior que a coorte: 22,2% em 28 dias e 33,3 % em 90 dias;
  • Estados Unidos, Reino Unido e Coreia tiveram as menores taxas de mortalidade;
  • Mediana dos escores prognósticos:
    • MELD = 23,5
    • MELD – NA = 26,8
    • IFD = 55,6
    • Glasgow = 9
    • ABIC = 7,9

Saiba mais: Os diversos efeitos do álcool sobre o funcionamento do sistema imune

Desempenho dos modelos prognósticos existentes e de MELD-Na

Após análise estatística, o IFD teve a menor área sob a curva para predizer a mortalidade em 28 dias, com diferença significativa em relação a todos os outros escores. Os melhores escores prognósticos foram o MELD e o MELD-Na. O escore ABIC e Glasgow não tiveram diferenças significativas entre si. O escore de Glasgow não foi útil para predizer mortalidade na Colômbia e França, enquanto o IFD não foi útil na Espanha e na França.

Identificação de preditores independentes de mortalidade

Na análise multivariada, os preditores independentes de mortalidade a curto prazo foram:

  • Bilirrubina;
  • Idade;
  • Leucócitos;
  • INR;
  • Creatinina;
  • Sódio.

Foi proposto um escore experimental usando essas variáveis, que foi superior ao MELD e ao MELD-Na para predição da mortalidade em 28 dias, porém não foi superior para estimar a mortalidade em 90 dias.

Discussão

Este foi o primeiro estudo realizado a nível global, incluindo pacientes de 3 continentes, que avaliou o desempenho dos escores prognósticos na HA. Ele também foi o primeiro grande estudo que avaliou o desempenho do MELD-Na na HA, visto que o estudo anterior incluía apenas 26 pacientes.

Diferentes variáveis ​​podem influenciar o prognóstico de curto prazo: tratamento, fatores socioeconômicos, culturais/comportamentais, sexo e idade (podem influenciar na quantidade de ingestão de álcool). A ingestão de álcool relatada em pacientes com HA em países como México e Brasil é um pouco maior do que em outros países e, além disso, está associada a maior mortalidade. A desigualdade no nível socioeconômico entre países influencia a mortalidade por HA aos 28 e 90 dias. A recaída do álcool afeta negativamente a sobrevida a médio e longo prazo, logo, um acompanhamento com especialista em dependência melhora a sobrevivência a curto prazo.

Os resultados do estudo mostraram que o escore MELD é o melhor para prever mortalidade a curto prazo na HA, enquanto o IFD (Maddrey) mostrou uma capacidade de predição significativamente pior do que todos os outros escores previamente validados. É importante ressaltar que o escore MELD-Na não melhorou significativamente a precisão do escore MELD, e a idade é um fator preditivo independente de mortalidade.

O estudo sugere fortemente que o IFD não deve ser usado para avaliar o prognóstico em pacientes com HA, apesar desse escore ser o mais comumente usado ​​para determinar o prognóstico e determinar a necessidade de esteroides. Provavelmente, essa pior predição é devido ao IFD não incluir a função renal.

Estudos futuros devem definir: pontos de corte ideais do MELD, real benefício do tratamento, e analisar outros biomarcadores como preditores de gravidade e mortalidade na HA.

Concluindo, o que há de novo:

  • MELD foi o melhor escore para predizer a mortalidade em curto prazo na HA;
  • O escore da função discriminante de Maddrey foi o pior;
  • O MELD-Na não melhorou a precisão do MELD.

Referências bibliográficas:

  • Morales-Arráez D, et al. The MELD Score Is Superior to the Maddrey Discriminant Function Score to Predict Short-Term Mortality in Alcohol-Associated Hepatitis: A Global Study. Am J Gastroenterol. 2021 Dec 28. doi10.14309/ajg.0000000000001596

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades