Qual a melhor maneira de organizar as finanças do consultório?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Organizar as finanças do consultório é um grande desafio, especialmente quando você já acumula uma série de tarefas, mas esse é um passo fundamental para garantir o sucesso do seu empreendimento.

 

Existem várias ferramentas e estratégias que ajudam a agilizar e automatizar o controle financeiro da sua clínica, como o fluxo de caixa, o controle de vendas e a separação das contas pessoais das contas do consultório.

Todas essas boas práticas são muito importantes para que você possa gerenciar seu negócio com mais segurança.

Como organizar as finanças do consultório com o Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é o registro de todas as transações financeiras de um negócio. Com essa ferramenta você deve registrar todas as despesas do consultório, sejam elas variáveis, ou fixas, como contas de internet e aluguel. Esse é um passo muito importante, pois é possível analisar quanto cada gasto representa no montante geral e você pode planejar cortes e economias.

No Fluxo de Caixa também precisam ser adicionados todos os recebimentos obtidos em determinado período. Registre as entradas financeiras do consultório, sejam elas vindas de pacientes ou de planos de saúde.

O Fluxo de Caixa é a melhor ferramenta de controle das contas do seu consultório, e a maior vantagem é que ela é muito simples de se fazer. Mas, você precisa de muita disciplina.

Sempre que ocorrem alterações no caixa, certifique-se de computá-las. Desenvolva o hábito de lançar as contas nos momentos em que elas ocorrem, assim você evita esquecimentos.

Afinal, manter um fluxo de caixa desatualizado prejudica o controle dos recursos financeiros. E pior, isso pode te dar informações erradas sobre suas finanças, aumentando o risco de más decisões.

 

Um sistema online para organizar as finanças do consultório

Você pode fazer seu fluxo de caixa no papel, atualizando à mão todas as informações sobre as transações financeiras, mas essa não é a melhor opção para gerenciar seu consultório. Especialmente por que dessa maneira não é possível gerar gráficos nem relatórios sobre sua situação financeira.

Outra forma de controlar suas finanças é utilizar planilhas no Excel. Essa já é uma maneira mais moderna de controlar as finanças, já que você pode fazer contas automaticamente e também gerar gráficos para tornar o entendimento das finanças mais simples. O principal problema das planilhas é que muitas vezes as informações podem se perder, principalmente se você mantem uma planilha diferente para cada categoria de gastos e recebimentos.

A melhor maneira de ter o controle absoluto das finanças do seu consultório é utilizando um sistema de gestão com módulo financeiro.

Esse recurso permite que você controle despesas, receitas e contas bancárias do consultório. Além disso, também pode gerar gráficos e emitir relatórios agrupando por categorias financeiras, profissionais, convênios e procedimentos.

Com esse sistema você tem uma visão completa das finanças e pode planejar ações estratégicas. Tornando a gestão mais fácil e simples de ser feita no seu cotidiano.

Controlar e organizar as finanças do consultório é uma tarefa que precisa de muita atenção e dedicação no dia a dia, mas essa é a melhor maneira de garantir o sucesso do seu empreendimento. Apostar em ferramentas que ajudem a otimizar esses processos é uma boa forma de agilizar seu trabalho e ter uma visão estratégica na gestão do consultório.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Autor:

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar