Qual método da contracepção de emergência é o mais seguro?

A Cochrane objetivou determinar qual o método da contracepção de emergência após relação sexual desprotegida é o mais efetivo, seguro e conveniente para prevenir a gravidez.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A gravidez não planejada é um problema comum, e inclui, em geral, casos de gestações não desejadas ou inoportunas. Em todo o mundo, mais de 40 milhões de gestações terminam no aborto induzido a cada ano.

A contracepção de emergência refere-se aos métodos que podem ser utilizados para prevenir a gravidez após uma relação sexual desprotegida. Entre as principais indicações da contracepção de emergência estão: atividade sexual sem uso de método contraceptivo, falha conhecida ou presumida pelo uso inadequado do contraceptivo de uso regular e em casos de violência sexual.

Atualmente, várias intervenções de contracepção de emergência estão disponíveis. As informações sobre eficácia comparativa, segurança e comodidade desses métodos são cruciais para os profissionais de saúde e para as mulheres.

Recentemente, a Cochrane Database of Systematic Reviews realizou uma atualização de uma revisão publicada anteriormente em 2009 e 2012 para determinar qual o método da contracepção de emergência após relação sexual desprotegida é o mais efetivo, seguro e conveniente para prevenir a gravidez.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Foram incluídos 115 ensaios clínicos randomizados contemplando 60.479 mulheres. As evidências foram verificadas até fevereiro de 2017, e 92 foram conduzidas na China. Os estudos compararam 25 intervenções de diferentes tipos de contracepção de emergência.

A qualidade da evidência para o desfecho primário (número observado de gravidez) variou de moderada a alta, e para outros desfechos variou de pouco baixo a alto.

As conclusões da atualização da revisão foram:

  • Levonorgestrel e a mifepristona (25 mg a 50 mg) foram mais eficazes do que o método de Yuzpe;
  • Ambas as doses médias (25 mg a 50 mg) e dose baixa de mifepristona (menos de 25 mg) foram provavelmente mais eficazes do que levonorgestrel (1,5 mg);
  • A dose baixa de mifepristona (menos de 25 mg) foi menos eficaz do que a mifepristona de dose média. O acetato de ulipristal foi mais eficaz do que o levonorgestrel;
  • Os usuários de levonorgestrel tiveram menos efeitos colaterais do que os usuários de Yuzpe e mostraram ser mais propensos a ter um retorno menstrual antes da data esperada;
  • Os usuários do acetato de ulipristal relataram um retorno menstrual após a data esperada;
  • O atraso menstrual foi provavelmente o principal efeito adverso da mifepristona e pode estar relacionado à dose;
  • O dispositivo intrauterino pode estar associado a maiores riscos de dor abdominal do que as pílulas anticoncepcionais de emergência.

Veja também: ‘Anticoncepção de emergência, o que você precisa saber’

Revisado por:

Referências:

  • Shen J, Che Y, Showell E, Chen K, Cheng L. Interventions for emergency contraception. Cochrane Database of Systematic Reviews 2017, Issue 8. Art. No.: CD001324. DOI: 10.1002/14651858.CD001324.pub5.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.