Leia mais:
Leia mais:
Podcast da Pebmed: dissecção da artéria vertebral. Como diagnosticar e tratar? [podcast]
Check-up Semanal: novos guidelines de sepse, aspirina na prevenção de pré-eclâmpsia e mais! [podcast]
Abstinência de álcool pode reduzir AVC em pacientes com FA de início recente
Check-up Semanal: tratamentos para otite, uso de guia para intubação e mais! [podcast]
Tratamento endovascular para AVC de artéria basilar é melhor que tratamento convencional?

Qual método usar para rastrear FA no AVC isquêmico?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A fibrilação atrial (FA) muitas vezes permanece não diagnosticada em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) agudo. Em um novo estudo, pesquisadores investigaram se um monitoramento aumentado e prolongado é mais eficaz para o rastreio do que o método padrão.

Para o estudo, pesquisadores da Alemanha randomizaram 400 pacientes (idade > 60) a 10 dias de monitoramento com o dispositivo Holter em três pontos de tempo após um AVCi (baseline, 3 meses e 6 meses) ou para monitoramento padrão (≥ 24h com Holter ou monitoramento com telemetria).

Veja também: ‘Controle da pressão arterial no AVC agudo: o que precisamos saber’

Pacientes com estenose da carótida severa, ipsilateral ou intracraniana ou diagnóstico prévio de FA foram excluídos. O desfecho primário foi a detecção de FA ou flutter atrial com duração ≥ a 30 segundos.

Após 6 meses, detectou-se FA em 14% dos pacientes no grupo de monitoramento intensificado versus 5% no grupo de controle (diferença absoluta: 9,0%; intervalo de confiança [IC] de 95%: 4 – 14,5; p = 0,002).

O tempo médio entre o início do estudo e a detecção de FA foi semelhante nos dois grupos (33 dias versus 36 dias no de controle). Entre os 25 pacientes com FA detectados por monitoramento prolongado, 18 foram observados no primeiro período de registro do Holter, 6 no segundo e 1 no terceiro.

O monitoramento prolongado iniciado precocemente em doentes com AVCi agudo com idade ≥ a 60 anos foi melhor do que o método padrão para a detecção de FA. Esses achados reforçam os resultados de estudos anteriores mostrando que o rastreio da FA em pacientes mais velhos com AVC sem uma etiologia determinada vale a pena.

E mais: ‘É possível retornar à anticoagulação em paciente com FA que apresentou um AVC hemorrágico?’

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar