Leia mais:
Leia mais:
Qual o efeito da salpingectomia na reserva ovariana?
Salpingectomia: o método afeta a resposta ovariana à estimulação?

Qual o efeito da salpingectomia na reserva ovariana?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Muitas vezes é necessário realizar salpingectomia videolaparoscopica antes da paciente passar pelo processo de fertilização in vitro (FIV), pois aumenta as chances de gravidez em alguns casos, como na paciente hidrossalpinge ou endometriose tubária. Mas qual o efeito da salpingectomia na reserva ovariana? Seria necessário realizar a coleta de óvulos antes do procedimento? 

Leia também: Obesidade: aumento da dose de levonorgestrel pode melhorar a eficácia da contracepção de emergência?

fertilização in vitro

Estudo

Para responder a essas perguntas, trago um artigo publicado em maio de 2022 no Journal of Obstetrics and Gynecology Research. Os autores fizeram uma revisão sistemática e metanálise através dos bancos de dados PubMed, EMBASE, Web of Science, Dynamed plus e Cochrane Controlled Trials Register. Foram pesquisados artigos ​​desde o início do ano até dezembro de 2020 para identificar estudos relevantes, incluindo estudos transversais, estudos retrospectivos e ensaios clínicos randomizados. Foram incluídos estudos que compararam os níveis de hormônio anti-Mülleriano (AMH) e/ou contagem de folículos antrais (AFC) entre os grupos controle e salpingectomia ou antes e após a cirurgia. 

Vinte e um artigos foram incluídos na revisão sistemática. A metanálise foi realizada em 16 estudos em que os dados foram apresentados como valores médios ± SD. Uma metanálise comparando os níveis de AMH antes e após a cirurgia nos mesmos pacientes não mostrou diminuição significativa em todos os casos, independentemente de se tratar de salpingectomia unilateral ou bilateral. Também não houve diminuição significativa da AFC na metanálise comparando os níveis antes e após a salpingectomia bilateral. Em contraste, no estudo caso-controle, o grupo de salpingectomia teve níveis significativamente mais baixos de AMH em todas as metanálises de cirurgia unilateral e bilateral (diferença média: -0,31, intervalo de confiança de 95% [IC]: -0,55, -0,07), apenas casos unilaterais (diferença média: -0,28, IC 95%: -0,50, -0,06) e apenas casos bilaterais (diferença média: -0,71, IC 95%: -1,19, -0,23). O grupo de salpingectomia que incluiu casos unilaterais e bilaterais teve CFA significativamente menor em comparação com controles sem cirurgia (diferença média: -1,31, IC 95%: -2,13, -0,48). 

Conclusão

Embora não conclusivo, parece que as pacientes submetidas à salpingectomia (unilateral ou bilateral) têm uma reserva ovariana diminuída. Sendo assim, é necessário esclarecer para a paciente esse risco e avaliar a possibilidade de coleta de óvulos antes de realizar salpingectomia.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Kobayashi M, Kitahara Y, Hasegawa Y, Tsukui Y, Hiraishi H, Iwase A. Effect of salpingectomy on ovarian reserve: A systematic review and meta-analysis. J Obstet Gynaecol Res. 2022 May 27. doi: 10.1111/jog.15316. Epub ahead of print. PMID: 35624527. 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.