Qual o impacto da anticoagulação terapêutica na mortalidade por Covid-19?

Pesquisadores da Indonésia revisaram o efeito da anticoagulação terapêutica na mortalidade dos pacientes com Covid-19, em oito estudos.

Estatísticas recentes apontam mais de 70 milhões de casos de Covid-19 no mundo, com a taxa de óbitos ultrapassando a marca de 1,5 milhão. Sabe-se que portadores de determinadas comorbidades estão sob maior risco de complicações, incluindo síndrome do desconforto respiratório agudo, falência de múltiplos órgãos e morte.

Quando dados de necropsias de pacientes com a infecção pelo novo coronavírus revelaram trombose na microcirculação, levantou-se a hipótese de que a Covid-19 causasse intensa resposta inflamatória, com estado de hipercoagulabilidade e isquemia de órgãos, o que, em conjunto com a hipoxemia, resultaria em falência orgânica. Sendo assim, alguns autores passaram a indicar anticoagulação na infecção grave.

No entanto, diante da ocorrência de eventos tromboembólicos em indivíduos recebendo anticoagulação profilática, especulou-se se o uso de doses terapêuticas de anticoagulantes não resultaria em melhores desfechos. Pesquisadores da Indonésia revisaram o efeito da anticoagulação terapêutica na mortalidade dos pacientes com Covid-19, em oito estudos previamente publicados e analisaram os resultados.

Pesquisadores da Indonésia revisaram o efeito da anticoagulação terapêutica na mortalidade dos pacientes com Covid-19, em oito estudos.

Anticoagulação terapêutica e mortalidade

Três estudos retrospectivos mostraram redução da taxa de mortalidade entre os pacientes hospitalizados, quando feita anticoagulação terapêutica:

  • Em duas dessas publicações evidenciou-se menor mortalidade em indivíduos que necessitaram de ventilação mecânica;
  • Em apenas um artigo os autores notaram menor taxa de óbitos em idosos, quando o tratamento com doses maiores de anticoagulante foi instituído.

Nos outros cinco estudos, não foi demonstrado benefício da anticoagulação terapêutica em termos de mortalidade, em comparação com a tromboprofilaxia. Em um deles inclusive, foram avaliadas gestantes com Covid-19 grave. 

Anticoagulante e dose

Em sete estudos, o tratamento e profilaxia não foram adequadamente descritos, mas a heparina (não fracionada e de baixo peso molecular) foi o anticoagulante mais frequentemente relatado. Apenas uma publicação definiu claramente a droga e as doses utilizadas para tratamento:

  • Heparina não fracionada 15 U/kg/hora ou mais, com ou sem bolus de 80 U/kg, a fim de manter PTT entre 70 e 100 segundos;
  • Heparina de baixo peso molecular 1 mg/kg 2x/dia, se clearance de creatinina > 30 mL/min ou 1x/dia, se clearance de creatinina ≤ 30 mL/min;
  • Apixabana 10 mg 2x/dia ou 5 mg 2x/dia, se houver anticoagulação prévia.

Hemorragia em vigência de anticoagulação terapêutica

Eventos hemorrágicos em indivíduos recebendo terapia anticoagulante foram reportados em três artigos, sendo que em apenas um, a relação foi estatisticamente significativa.

Em um dos estudos no qual não foi constatada maior incidência de sangramento com o uso de doses terapêuticas de anticoagulante, observou-se relação entre necessidade de ventilação mecânica e maior risco hemorrágico.

Trombose em vigência de anticoagulação terapêutica

Eventos trombóticos foram relatados durante terapia anticoagulante em três estudos:

  • Em um deles, apesar da maior incidência de trombose venosa profunda em indivíduos recebendo tromboprofilaxia, cerca de um terço dos pacientes com anticoagulante terapêutico apresentou embolia pulmonar;
  • Em outra publicação, não houve diferença significativa na taxa de eventos trombóticos, quando a população em uso de anticoagulante terapêutico foi comparada aos indivíduos sem terapia anticoagulante ou antiplaquetária.

Conclusões

Devido ao estado de hipercoagulabilidade secundário à Covid-19, o uso de anticoagulação profilática é recomendado para todos os pacientes hospitalizados. Em alguns centros, doses intermediárias e até mesmo terapêuticas, são administradas por conta da evidência de eventos tromboembólicos, mesmo na vigência de tromboprofilaxia.

O estudo cujos resultados foram apresentados acima, visou analisar, de forma observacional e retrospectiva, o impacto da anticoagulação terapêutica na taxa de mortalidade da Covid-19. Após revisão de algumas publicações, notou-se discreta redução dos casos de óbito entre os pacientes em ventilação mecânica, quando utilizado anticoagulante em dose terapêutica. Nos pacientes hospitalizados, porém sem necessidade de ventilação mecânica, o benefício não foi evidente. Deve-se ressaltar que indivíduos mais graves costumam apresentar outros fatores de risco trombótico, como imobilização prolongada, acesso venoso profundo e uso de determinados medicamentos e hemocomponentes.

Quer saber tudo sobre Covid-19? Acesse nossa Revista!

A heparina foi o anticoagulante mais frequentemente relatado nas publicações revisadas, o que pode refletir o pensamento de muitos médicos sobre outros possíveis efeitos da medicação, como antiviral e anti-inflamatório, além da ação anticoagulante. Embora haja tal hipótese, ainda faltam dados robustos sobre o assunto na literatura.

Apesar das evidências, antes de indicar anticoagulação terapêutica, deve-se considerar o risco hemorrágico de cada indivíduo. Três artigos revisados mostraram maior risco de eventos hemorrágicos entre os pacientes recebendo anticoagulante terapêutico.

Dessa forma, os autores não recomendam o uso rotineiro de anticoagulação terapêutica e enfatizam a necessidade de novos estudos, preferencialmente prospectivos, randomizados e com um número adequado de participantes, para melhor fundamentar a terapia anticoagulante no cenário da Covid-19.

Referência bibliográfica:

  • Wijaya, Indra, Rizky Andhika, and Ian Huang. “The Use of Therapeutic-Dose Anticoagulation and Its Effect on Mortality in Patients With COVID-19: A Systematic Review.” Clinical and Applied Thrombosis/Hemostasis 26 (2020): 1076029620960797.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.