Qual o impacto da doença de Perthes na população mundial?

A doença de Perthes tem baixa incidência e geralmente ocorre em crianças, com informação limitada acerca de seus impactos na vida adulta.

A doença de Perthes é uma patologia com baixa incidência, que geralmente ocorre em crianças entre 4 e 8 anos e com informação limitada acerca de seus impactos subsequentes na vida adulta. Embora algumas crianças possam evoluir sem sequelas, em outras pode ocorrer incongruência da cabeça femoral e acetábulo. Os maiores estudos de longo prazo de Perthes são focados em resultados radiográficos e são limitados a não mais que 100 adultos.

Dada a necessidade de entender a experiência relatada pelo paciente da doença de Perthes, em 2019 o International Perthes Study Group iniciou o Adult Perthes Survey. O objetivo geral do Adult Perthes Survey era coletar e avaliar uma grande amostra transversal de dados demográficos, funcionais e de bem-estar emocional de adultos que tiveram a doença de Perthes quando crianças.

Leia também: A localização da dor pré-operatória afeta os resultados funcionais das artroplastias de quadril por osteoartrose?

Qual o impacto da doença de Perthes na população mundial

Sobre o estudo

Foi publicado no último mês na revista Bone and Joint Open um estudo inicial com o objetivo de investigar a viabilidade de obter dados de pesquisa de adultos que tiveram a doença de Perthes quando crianças usando uma plataforma baseada na web e a composição da amostra coletada em relação às características de linha de base e autorrelato da experiência infantil da doença de Perthes.

O link da pesquisa (e-mail, newsletters, Facebook, websites) ficou disponível publicamente por 15 meses e foi anunciado entre grupos de apoio. Dos 1.505 participantes que começaram a responder, 1.182 a completaram com um prazo médio de 11 minutos. Os participantes que desistiram eram semelhantes aos que completaram a pesquisa em várias variáveis ​​fixas. Os participantes representaram 45 países, incluindo EUA (n = 570; 48%), Reino Unido (n = 295; 25%), Austrália (n = 133; 11%) e Canadá (n = 46; 4%). Dos 1.182 entrevistados, 58% eram do sexo feminino e a média de idade foi de 39 anos (DP 12,6).

Saiba mais: Qual o perfil epidemiológico de pacientes submetidos à artroplastia total de joelho?

As idades de início da doença de Perthes foram menor de seis anos (n = 512; 43%), seis a sete anos (n = 321; 27%), oito a 11 anos (n = 261; 22%) e > 11 anos (n = 76; 6%), semelhante à distribuição etária conhecida da doença de Perthes. Durante a infância, 40% (n = 476) dos entrevistados fizeram pelo menos uma cirurgia. Utilização de órtese, restrição de peso e ausência de qualquer tratamento variaram significativamente entre os entrevistados dos EUA e de fora dos EUA (p < 0,001, p = 0,002 e p < 0,001, respectivamente). Na idade adulta, 22% (n = 261) fizeram pelo menos uma artroplastia total do quadril e 30% (n = 347) fizeram algum tipo de cirurgia; ambos mais comumente relatados entre as mulheres (p = 0,002).

Conclusão

Embora o estudo possua várias limitações, mostrou a possibilidade e viabilidade de se obter informações a nível mundial de pacientes adultos que sofreram com a doença de Perthes na infância.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • McGuire MF, Vakulenko-Lagun B, Millis MB, Almakias R, Cole EP, Kim HKW; A study from the International Perthes Study Group. What is the adult experience of Perthes' disease? : initial findings from an international web-based survey. Bone Jt Open. 2022 May;3(5):404-414. DOI: 10.1302/2633-1462.35.BJO-2021-0185.R1.

Especialidades