Qual o impacto dos pontos de corte baseados no IMC para a realização das cirurgias de artroplastia total do joelho?

Pontos de corte com base no IMC são utilizados para decidir sobre a realização de cirurgias de artroplastia total do joelho em obesos.

Os pontos de corte baseados no índice de massa corporal (IMC) são comumente utilizados para decidir sobre a realização ou não das cirurgias de artroplastia total do joelho (ATJ) nos pacientes obesos. Apesar desta prática, as metas de perda de peso podem ser inatingíveis para muitos pacientes, e uma parcela deles poderia operar e não sofrer complicações cirúrgicas.

Leia também: Existe relação do IMC com o risco de fraturas em crianças pré-escolares?

Qual o impacto dos pontos de corte baseados no IMC para a realização das cirurgias de artroplastia total do joelho?

Análise recente

Um estudo foi publicado na edição de abril de 2022 da revista científica The Journal of Arthroplasty com o objetivo de avaliar o impacto de diferentes pontos de corte de IMC nas taxas de cirurgia de ATJ livre de complicações.

Pacientes submetidos a ATJ primária eletiva entre 2015 a 2018 foram identificados no Banco de dados do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade Cirúrgica do Colégio de Cirurgiões Americanos. O IMC e as taxas de qualquer complicação dentro de trinta dias foram coletados. Cortes de IMC de 30, 35, 40, 45 e 50 kg/m² foram aplicados para modelar a incidência de complicações se a ATJ tivesse sido permitida ou negada com base no IMC.

Um total de 314.719 pacientes foram submetidos a ATJ, e 46.386 (14,7%) apresentaram IMC superior a 40 kg/m². Utilizando um ponto de corte de 40 kg/m², 268.333 (85,3%) pacientes teriam sido submetidos à ATJ. Um total de 282.552 (94,8%) passariam por cirurgia sem complicações e 17,3% de todas as complicações seriam evitadas. Com um corte para IMC de 50 kg/m², 309.479 (98,3%) dos pacientes seriam operados. Um total de 293.108 (94,7%) não experimentariam complicações, e 2,8% das complicações seriam evitadas. Um corte de IMC de 35 kg/m² preveniria 36,6% de todas as complicações e permitiria 94,8% das cirurgias sem complicações.

Saiba mais: Reabilitação pré-cirurgia de artroplastia total de joelho é eficaz para melhorar resultados pós-operatórios?

Conclusão

A análise dos dados sugere que pontos de corte mais baixos do IMC podem reduzir as complicações, mas limitarão o acesso à ATJ sem complicações para muitos pacientes. Esses dados não indicam que a ATJ deva ser realizada sem se considerar os riscos da obesidade; no entanto, uma avaliação holística e uma tomada de decisão compartilhada podem ser mais valiosas para decidir sobre a meta de redução de peso adequada que possibilite a realização da cirurgia de artroplastia total do joelho nesse grupo de pacientes.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Carender CN, Glass NA, Brown TS, Bedard NA. What is the Impact of Body Mass Index Cutoffs on Total Knee Arthroplasty Complications? J Arthroplasty. 2022 Apr;37(4):683-687.e1. DOI: 10.1016/j.arth.2021.12.024.

Especialidades