Qual o impacto no tabagismo passivo no risco de artrite reumatoide na idade adulta?

Estudo recente avaliou o impacto do tabagismo passivo no risco de desenvolvimento de artrite reumatoide (AR) na idade adulta.

O tabagismo ativo é o fator de risco ambiental mais bem estabelecido para o desenvolvimento de artrite reumatoide (AR). Alguns estudos sugerem a participação do tabagismo passivo nesse risco; no entanto essa hipótese é bem menos estudada que o tabagismo ativo.

Yoshida et al. publicaram recentemente um estudo que avaliou o impacto do tabagismo passivo no risco de desenvolvimento de AR na idade adulta, levando em consideração essa exposição em diferentes momentos da vida dos sujeitos de estudo.

Leia também: Efeitos adversos associados ao uso de cigarro eletrônico por gestantes

Qual o impacto no tabagismo passivo no risco de desenvolvimento de artrite reumatoide na idade adulta?

Métodos

Trata-se de um estudo de coorte prospectiva, que incluiu dados coletados pelo Nurses’ Health Study (NHS)-II. Nesse registro, 116.429 enfermeiras com idade entre 25-42 anos foram incluídas em 1989. A partir dessa data, foram coletados dados de saúde das participantes a cada 2 anos, através de questionários, com taxas de follow-up >90%.

Dentre os critérios de exclusão, destacam-se a presença de AR ou doença difusa do tecido conjuntivo prevalente (iniciada antes de 1989) e a ausência de registro do status de tabagismo passivo durante a infância ou idade adulta.

Foram avaliados 3 pontos de interesse quanto ao tabagismo passivo: (1) tabagismo passivo materno (exposição intrauterina); (2) tabagismo passivo durante a infância; e (3) tabagismo passivo durante a idade adulta (categorizado de acordo com anos de exposição em 3 grupos adicionais – 0, 1-19 anos e ≥20 anos). Todos esses dados foram coletados de um questionário aplicado em 1999, quando as participantes tinham 35-52 anos.

Caso a entrevistada apresentasse um novo diagnóstico de AR autorrelatado, ela era convidada a responder um questionário de triagem para doenças difusas do tecido conjuntivo. A partir desse questionário, o prontuário da paciente era revisado por 2 médicos para classificá-la de acordo com os critérios ACR 1987 e/ou ACR-EULAR 2010 para AR.

Os autores criaram diversos modelos de regressão para controle das participantes que se tornaram tabagistas ao longo da vida, visando obter apenas o efeito direto do tabagismo passivo. Para mais detalhes, veja o artigo na íntegra.

Resultados

Foram incluídos 90.923 participantes no estudo. A idade média no baseline foi de 34,5 (SD 4,7) anos. Características clínicas foram semelhantes entre pacientes que tiveram exposição passiva ao cigarro na infância ou não. No entanto, os autores identificaram um maior risco de tabagismo futuro nesses casos, o que está em concordância com a literatura.

Para a exposição intrauterina, os autores encontraram um aumento no risco de todas as formas de AR na idade adulta, com RR de 1,25 (IC95% 1,03-1,52). Esse impacto foi um pouco maior nos pacientes soropositivos (RR 1,34, IC95% 1,06-1,70). No entanto, essa associação deixou de ser estatisticamente significativa após ajuste para tabagismo ativo na idade adulta.

Saiba mais: Covid-19: Jovens que usam cigarros eletrônicos têm até sete vezes mais risco de contrair a doença

Já para a exposição durante a infância, o tabagismo passivo se associou com o aumento no risco apenas para AR soropositiva, com RR de 1,41 (IC95% 1,03-2,98). Na análise convencional incluindo tabagismo ativo posterior, não houve diferença para a exposição na infância (RR 1,30, IC95% 0,99-1,70); no entanto, na abordagem controlada para efeito direto, o RR foi de 1,75 (IC95% 1,03-2,98), sugerindo uma potencial influência direta do tabagismo durante a infância. Uma segunda análise estratificando os pacientes quanto ao tabagismo ativo na idade adulta não encontrou associação entre tabagismo passivo na infância e desenvolvimento de AR em pacientes que nunca fumaram ativamente na vida.

Por fim, os pesquisadores não encontraram aumento do risco de AR em participantes com tabagismo passivo, mesmo que ≥20 anos.

Comentários

Esse estudo envolveu um grande número de participantes, com longo seguimento, e encontrou uma possível associação entre tabagismo passivo na infância e desenvolvimento futuro de AR. Isso pode ser uma informação adicional importante para reforçar a necessidade de interrupção de tabagismo ativo em todos os pacientes que possuem essa comorbidade, visando uma melhora na condição de saúde não só própria, mas potencialmente de seus familiares.

Referências bibliográficas:

  • Yoshida K, Wang J, Malspeis S, et al. Passive Smoking Throughout the Life Course and the Risk of Incident Rheumatoid Arthritis in Adulthood Among Women. Arthritis Rheumatol. 2021. doi: 10.1002/ART.41939.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.