Qual o melhor betabloqueador para hipertensão portal? (Conduta médica em Hepatologia)

Carvedilol, um betabloqueador não seletivo com alfa-bloqueio adicional, é mais efetivo do que o propranolol na redução da pressão portal.

Pesquisa recém publicada no American Journal of Gastroenterology demonstrou que o carvedilol, um betabloqueador não seletivo com alfa-bloqueio adicional, é mais efetivo do que o propranolol na redução da pressão portal em pacientes com varizes esofagogástricas.

500x120-assinatura

Dentre os estudos, pesquisadores compararam a resposta hemodinâmica (queda no gradiente de pressão venosa trans-hepática) em 110 pacientes randomizados para carvedilol ou propranolol. Os pacientes eram cirróticos, apresentavam hipertensão porta com pressão > 12 mmHg e varizes esofágicas grau 2 ou 3 à endoscopia com ou sem histórico de hemorragia digestiva alta. As drogas foram aumentadas gradualmente durante o estudo, até atingir um alvo de betabloqueio correspondendo a uma redução de 25% na frequência cardíaca ou quando atingido 55 bpm e mantendo pressão sistólica acima de 90. Ao final de 6 semanas de tratamento betabloqueador, nova medição do gradiente trans-hepático foi realizada.

Os resultados demonstraram que numericamente, porém não estatisticamente, pacientes que receberam carvedilol apresentaram resposta hemodinâmica mais significante. Na análise de subgrupos, no entanto, a relevância estatística aumentou, e em pacientes com cirrose avançada o carvedilol demonstrou-se superior ao propranolol. Adicionalmente, na análise multivariada, apenas o carvedilol apresentou resposta hemodinâmica quando ajustado o resultado pelo MELD.

Estes achados demonstram o maior benefício do carvedilol, quando comparado ao propranolol, na redução da pressão portal em pacientes com varizes esofagianas. Os receios quanto à adoção do carvedilol como betabloqueador padrão devem-se a seu maior potencial hipotensor e menor tolerância. Novos estudos devem focar não só na medida da resposta hemodinâmica, como também nos desfechos, e avaliar especialmente a tolerância à medicação a longo prazo.

250x250-1

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências Bibliográficas:

  • Kim SG et al. A randomized, multi-center, open-label study to evaluate the efficacy of carvedilol vs. propranolol to reduce portal pressure in patients with liver cirrhosis. Am J Gastroenterol 2016 Aug 30; [e-pub].

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.