Leia mais:
Leia mais:
Qual o risco de epilepsia pós-AVC?
Os melhores avanços em pesquisas nas doenças cardiovasculares e AVC pela AHA em 2021
Podcast da PEBMED: destaques do Chest 2021 sobre neurointensivismo [podcast]
Unidades móveis de AVC: Sonho ou Realidade?
Dia Mundial do AVC: prevenção e tratamento dos fatores de risco [vídeo]

Qual o risco de epilepsia pós-AVC?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Pacientes que sobrevivem a acidentes vasculares hemorrágicos (AVCh) são mais propensos a desenvolver epilepsia do que as pessoas que têm acidentes vasculares cerebrais isquêmicos (AVCi), de acordo com um estudo da Dinamarca.

Sabemos que o AVC é a causa mais comum de epilepsia em pessoas com mais de 65 anos de idade e vários estudos anteriores indicaram que o AVCh está associado a um maior risco de epilepsia do que o AVCi, no entanto, o AVCh é responsável por apenas cerca de 10 % dos AVCs e, portanto, o AVCi é a causa mais comum de epilepsia pós-AVC. 

avc

O estudo

Os autores observaram que, na Dinamarca, todas as admissões com AVC agudo estão no Registro Dinamarquês de AVC, incluindo informações sobre o tipo, gravidade e vários fatores de risco. Para fins do estudo, o desfecho primário foi qualquer diagnóstico de epilepsia ou estado de mal epiléptico conforme identificado no Registro Nacional de Pacientes da Dinamarca. 

A equipe de pesquisa incluiu 7.661 pacientes com hemorragia intracerebral, 70.157 com AVCi agudo e 10.301 com ataques isquêmicos transitórios. No total, 3.483 pacientes foram diagnosticados com epilepsia nos primeiros quatro anos após o AVC. 

O acompanhamento começou 14 dias após o ictus, já que convulsões iniciais podem fazer parte do quadro agudo. Os pacientes foram acompanhados desde o primeiro AVC até o desfecho primário, morte, emigração ou 31 de dezembro de 2016. 

O risco mais alto foi observado no primeiro ano após hemorragia intracerebral muito severa, onde o risco de ser diagnosticado com epilepsia ou estado de mal epiléptico foi de 9,8%. 

Para comparação, o mesmo número foi de 5,1% para pacientes com hemorragias leves, 7,8%para pacientes com AVCi agudos graves e 1,3% para pacientes com AVCi agudos leves.  A taxa de epilepsia entre os pacientes que tiveram ataques isquêmicos transitórios foi inferior a 1%.

Leia também: Os melhores avanços em pesquisas nas doenças cardiovasculares e AVC pela AHA em 2021

Conclusão

Uma mensagem do trabalho é que a maior parte da epilepsia pós-AVC ocorre nos primeiros anos após o ictus e que o risco é altamente influenciado pela gravidade do acidente. 

Autor:

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.