Leia mais:
Leia mais:
Uso de luz vermelha no controle da miopia: o que sabemos sobre isso?
Check-up Semanal: risco de miopia na Covid-19, corticoide na manutenção da asma e mais!
O isolamento devido ao Covid-19 está associado ao crescimento da miopia? 
Qual seria a dose mais eficaz do colírio de atropina no controle da miopia?
Você sabe qual é a influência da dopamina no aumento da miopia?

Qual seria a dose mais eficaz do colírio de atropina no controle da miopia?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A miopia traz consigo riscos significativos de descolamento de retina, neovascularização de coroide, degeneração macular miópica, catarata e glaucoma de ângulo aberto. Essas complicações podem levar a baixa visão irreversível. Tratamentos para controlar a progressão da miopia tem sido usados em todo o mundo, assim como o controle ambiental através da diminuição do número de horas usando a visão de perto e aumento do tempo de atividade outdoor.

Dos tratamentos disponíveis (ortoceratologialentes de contato e oftalmicas modificadoras do defocus periféricoatropina), a atropina é um dos mais estudados. O uso de atropina a 1% foi associada a ótimo controle da miopia, mas com muitos efeitos colateraisA atropina a 0.01% é efetiva e tem poucos efeitos colateraisMuito ainda continua incerto sobre as doses no uso da atropina.

atropina

Estudo

Recentemente, foi publicada uma metanálise mostrando a eficácia e segurança de oito doses diferentes de atropina no controle da miopia (Ophthalmology  Outubro/2021). Entre os 16 trials que contribuíram para a análise, oito diferentes concentrações foram envolvidas: 1%, 0.5%, 0.25%, 0.1%, 0.05%, 0.025%, 0.02% e 0.01%.

Na análise de diferença média na alteração refracional, a atropina mostrou uma diferença média maior que o controle em todas as doses: 1% (MD, 0.81), 0.5% (MD, 0.70 0.1% (MD, 0.50), 0.05% (MD, 0.62), and 0.01% (MD, 0.39). Na comparação direta não houve diferença significativa entre elas, a não ser 0.01%x 1.0%.

Na análise da diferença média no alongamento axial, quatro doses de mostraram maior MD relativo ao controle: 1% (MD, -0.35), 0.5% (MD, -0.23), 0.05% (MD, -0.25), e 0.01% (MD, -0.13). Mais uma vez a diferença estatística foi significativa somente entre 1% e 0.01%.

Em relação ao risco relativo de progressão de miopiatodas as concentrações mostraram um risco relativo menor de progressão da miopia do que o grupo controleA atropina 0.05% mostrou o risco relativo mais baixo de progressãoseguido pela atropina a 1%. Em relação à amplitude de acomodaçãoela foi acessada em quatro trials com seis diferentes concentrações de atropina. Entre elas, 0.5% e 0.1% mostraram um menor desvio da amplitude de acomodação relativa ao controle.

Leia também: Como tratar a anisomiopia em crianças: ortoceratologia ou atropina tópica?

Conclusão

artigo conclui que todas as doses são mais eficazes em relação ao controle mas das doses moderadas houve uma eficácia da atropina 0.05% comparada com altas doses em relação ao controle refracional e a alongamento axial. Em relação ao risco relativo para a progressão da miopia, a atropina 0.05% também teve o maior benefício.

Quanto menor a concentração da atropina menor foi o efeito colateral na acomodação e tamanho pupilar. A dose ótima de atropina deve ser aquela com o melhor balanço entre eficácia e segurança.

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.