Qual tamanho do tubo orotraqueal é mais adequado?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Quais são os tamanhos de tubo orotraqueal mais adequados para uso clínico em homens e mulheres? É o que responde um novo artigo publicado essa semana no American Journal Of Emergency Medicine.

Tubos de tamanho 9 e 8 para homens e mulheres, respectivamente, foram propostos como os mais apropriados com base na endoscopia. No entanto, uma limitação desta orientação é que a ventilação mecânica não foi avaliada. Pensando nisso, pesquisadores realizaram um estudo retrospectivo com 149 pacientes que necessitaram de intubação traqueal para anestesia geral.

A adequação para a ventilação mecânica por pressão controlada, ventilação por bolsa máscara e a visibilidade da extremidade distal de cada via aérea foram avaliadas usando um broncoscópio de fibra óptica com os tamanhos 7, 8, 9, 10 e 11.

Veja também: ‘Keypoints da nova diretriz para uso de ventilação mecânica em pacientes com SDRA’

Resultados

  • Para homens:

Para homens, tubo orotraqueal nos tamanhos 9, 10 e 11 permitiram uma ventilação mecânica controlada adequada e ventilação por bolsa máscara sem obstruções. As vias aéreas de tamanho 7 e 8 levaram a uma ventilação por bolsa máscara parcialmente obstruída e ventilação mecânica controlada inadequada. Na endoscopia, tubos de tamanhos 7 e 8 causaram obstrução completa pela língua; os 10 e 11 tocaram ou ultrapassaram a ponta da epiglote.

  • Para mulheres:

Para as mulheres, o tamanho 7 levou a uma ventilação por bolsa máscara parcialmente obstruída e ventilação mecânica controlada inadequada. Os tubos de tamanho 9 e 10 possibilitaram uma ventilação mecânica controlada adequada e ventilação por bolsa máscara sem obstruções. Já o tamanho 8 permitiu ventilação por bolsa máscara sem obstruções, mas a ventilação mecânica controlada foi inadequada em um paciente. Na endoscopia, o tamanho 7 causou obstrução completa em > 50% das mulheres; as dimensões 9, 10 e 11 tocaram ou ultrapassaram a ponta da epiglote.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que, no que diz respeito à ventilação adequada em conjunto com uma visão endoscópica aceitável, o tubo orotraqueal nos tamanhos 9 e 8 parecem ser os mais adequados para uso clínico em homens e mulheres, respectivamente.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar