Quando é seguro realizar uma prótese articular após um episódio de artrite séptica?

Um estudo multicêntrico foi recentemente publicado abordando a segurança de realizar prótese articular após um episódio de artrite séptica.

Pacientes submetidos a artroplastias de substituição articular após artrite séptica têm maior risco de desenvolver infecção periprotética. A literatura é muito pobre em estudos disponíveis para orientar os cirurgiões sobre o momento ideal de realizar uma artroplastia em um paciente com história pregressa de infecção articular.

Estudo sobre prótese articular

Um estudo multicêntrico foi recentemente publicado abordando este tema tão relevante. O estudo analisou dados retrospectivos de pacientes submetidos a próteses totais de quadril em joelho entre 2000-2017, cuja etiologia foi relacionada a um quadro documentado e tratado de artrite séptica.

Um total de 207 cirurgias foram realizadas nas cinco instituições participantes (110 quadris e 97 joelhos). As cirurgias foram realizadas em um tempo em 97 pacientes e em dois tempos (cortes ósseos com posicionamento de espaçador e posterior realização da artroplastia) em 110.

Saiba mais: Fraturas do calcâneo após próteses totais do joelho: uma complicação pouco conhecida

Foram registrados dados laboratoriais dos marcadores inflamatórios obtidos na avaliação pré operatória (Velocidade de Hemossedimentação- VHS e Proteína C-Reativa – PCR), registros do tratamento anterior, tempo desde o início da infecção e a artroplastia, e outras variáveis relacionadas aos dados demográficos. Também foi avaliada a história clínica incluindo classificação ASA, uso de álcool ou tabagismo, diabetes e artrite reumatoide. 

A análise estatística incluiu análises bivariadas para identificar a associação entre o tempo de artrite séptica e a cirurgia de artroplastia e o risco de desenvolver infecção. Uma subanálise foi realizada entre os pacientes que se submeteram a cirurgia em um ou dois tempos. Utilizando a conversão dos dados em um modelo gráfico com o uso da análise da curva de característica de operação do receptor (ROC) os achados foram avaliados considerando parâmetros de sensibilidade e especificidade.

A taxa geral de infecção periprotética na amostra foi de 12,1%. O aumento do tempo desde o tratamento da artrite séptica até a artroplastia não foi associado a uma redução na incidência de infecção, seja considerando o tempo como uma variável contínua ou categórica, para ambas as coortes de tratamento cirúrgico (todos p> 0,05). Embora a análise da curva ROC tenha descoberto que o limite ideal para o tempo de TJA desde o tratamento inicial foi de 5,9 meses, não houve diferença na taxa de infecção quando a coorte geral foi dicotomizada por este limite e quando estratificado pela realização da cirurgia em um estágio ou dois estágios. Não houve diferença significativa nos valores séricos de PCR e VHS pré operatório nos casos que apresentaram ou não infecção periprotética pós operatória.

Leia também: Complicações entre as diferentes vias de acesso na artroplastia total do quadril

Considerações

 Os principais achados deste estudo revelam que adiar uma cirurgia devido a história de artrite séptica prévia não reduz o risco de infecção. Também é sugerido que os marcadores séricos apresentam valor limitado na predição de infecção após a realização de artroplastias em pacientes com história de artrite séptica. 

Referência bibliográfica:

  • Tan, Timothy L et al. “When Total Joint Arthroplasty After Septic Arthritis Can Be Safely Performed.” JB & JS open access vol. 6,2 e20.00146. 13 May. 2021. doi10.2106/JBJS.OA.20.00146

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.