Quando repetir a tomografia com escore de cálcio?

Calcificação coronária, avaliada na tomografia e usada como marcador de risco cardiovascular, retrata a carga de aterosclerose nas coronárias.

A calcificação coronária, avaliada pela tomografia, representa a carga de aterosclerose nas coronárias e é usada de forma rotineira como marcador de risco cardiovascular. O escore de cálcio igual a zero é excelente marcador, com um alto valor preditivo negativo para risco cardiovascular. O tempo ideal para repetir este exame não está bem estabelecido, mas parece ser entre 3 e 5 anos. Porém, pode ser que pessoas com características e comorbidades diferentes tenham diferentes evoluções. 

Foi publicado recentemente um estudo no JACC, que avaliou o momento ideal para repetir este exame a partir de uma estratificação de risco individualizada, considerando etnia e presença dos fatores de risco como diabetes, tabagismo e história familiar positiva. 

Leia também: Quiz: massa se movimenta na tomografia; qual diagnóstico?

Quando repetir a tomografia com score de cálcio?

Two medical students looking through the books together

Características do estudo

Foi um estudo de coorte observacional que incluiu 6.814 pacientes de 45 a 84 anos sem doença cardiovascular conhecida, em 6 diferentes centros nos Estados Unidos.

Todos os pacientes realizaram uma tomografia com avaliação do escore de cálcio no momento inicial e repetiram este exame em um segundo momento, que variou entre os grupos. Os tempos médios em que os exames foram repetidos foram de 1,7, 3,2, 4,9 e 9,7 anos, independente de características clínicas. A média de seguimento foi de 12,6 anos e foi avaliada a ocorrência de doença coronária aguda: morte por doença coronária, morte súbita abortada e infarto agudo do miocárdio.

Resultados

Do total de 6814 pacientes que realizaram a tomografia, 3.116 tinham escore de cálcio inicial 0. Desses, 60% tinham menos de 60 anos, 9% tinha diabetes, 13% eram tabagistas e 37% tinha história familiar de doença coronária. Em relação ao risco cardiovascular, 31% tinham risco baixo, 44% intermediário e 25% alto pelo escore ASCVD.

Ao longo do tempo, a prevalência de escore de cálcio > 0 foi aumentando progressivamente: 11% até o segundo ano, 20% até o quarto ano, 28% até o sexto ano e 46% até o décimo ano. Quase metade dos pacientes com escore de cálcio inicial 0 teve escore > 0 em algum momento dos 10 anos de seguimento. O aumento do valor do escore de cálcio em pacientes que já partiram de escore > 10 foi semelhante aos que tinham escore 0 nos primeiros 3 a 5 anos. Já a incidência de escore > 100 foi baixa, com aumento pequeno no seguimento. As prevalências de escore > 0, > 10 e > 100 ao final de 10 anos foi de 52%, 36% e 8% respectivamente.

Ao dividir os pacientes em grupos baseado em risco cardiovascular, o aumento do escore de cálcio de 0 para > 0 foi de 6% ao ano no grupo de risco intermediário e 3% ao ano no grupo de baixo risco, que mostra progressão bastante lenta. Em 10 anos, a prevalência de escore > 0 foi de 78% no grupo alto risco, 62% no intermediário e 37% no baixo risco. 

Saiba mais: Escore de cálcio é confiável para estratificar risco cardiovascular?

O tempo para a progressão do escore de cálcio para níveis maiores que 0 variou menos entre as mulheres que para os homens de diferentes etnias.  Esse tempo é bem maior para os chineses (7,1 anos) que para hispânicos e negros (5 anos) e brancos (5,1 anos). 

Em relação aos fatores de risco, o impacto maior é com o diabetes, que reduz o tempo para progressão do escore de cálcio de forma importante: pacientes com diabetes tem progressão em tempo médio de 3,4 anos e sem diabetes em 6,4 anos. Tabagismo e história familiar tiveram um impacto muito baixo, porém a população de pacientes com esses antecedentes foi pequena neste estudo. 

A evolução para escore > 10 demorou em média 5 a 8 anos, a depender do risco cardiovascular, e para escore > 100, demorou pelo menos 9 anos nos pacientes de alto risco, sendo que foi rara a evolução para esse valor nos pacientes com risco menor.

A ocorrência de eventos relacionada a doença coronária antes da realização do segundo exame foi muito baixa (14% no grupo que repetiu com 2 a 4 anos, 19% no grupo de 4 a 6 anos e 46% no grupo de 6 a 10 anos). Porém, o número total de eventos neste estudo foi muito baixo, o que limita a avaliação estatística e conclusões mais significativas. 

Conclusão 

Este estudo sugere que um período de 3 a 7 anos como um período adequado para repetir a tomografia com escore de cálcio em pacientes com escore inicialmente 0, a depender de sexo, idade, risco cardiovascular, presença de diabetes e etnia. Sugere-se os tempo de 3 anos para pacientes com alto risco ou diabetes, 3 a 5 anos para os com risco intermediário e 6 a 7 anos para os com baixo risco.

Este é o primeiro grande estudo que avalia o melhor momento para repetir o escore de cálcio baseado em características clínicas do pacientes e nos sugere um tempo ideal a depender do risco cardiovascular e presença de diabetes, o que é bastante interessante e ajuda a nos guiar na prática clínica. Talvez esse estudo traga alguma mudança nos próximos guidelines de prevenção cardiovascular em relação ao seguimento dos pacientes.

Referências bibliográficas:

  • Dzaye O, et al. Warranty Period of a Calcium Score of Zero: Comprehensive Analysis From MESA. JACC: Cardiovascular Imaging. 2021;14(5):990-1002. doi:10.1016/j.jcmg.2020.06.048

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.