Quanto tempo você dedica ao seu paciente?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. Quanto tempo você passa dando atenção ao seu paciente? E quanto é gasto com registro eletrônico, serviços administrativos e outras tarefas? Uma pesquisa publicada no periódico Annals of Internal Medicine mostrou que quase 50% do tempo total do médico são voltados às ultimas tarefas; enquanto apenas 27% são dedicados ao …

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Quanto tempo você passa dando atenção ao seu paciente? E quanto é gasto com registro eletrônico, serviços administrativos e outras tarefas? Uma pesquisa publicada no periódico Annals of Internal Medicine mostrou que quase 50% do tempo total do médico são voltados às ultimas tarefas; enquanto apenas 27% são dedicados ao paciente.

O estudo releva uma tendência causada por toda a burocracia necessária no atendimento ambulatorial, mas também pode mostrar como isso pode mudar. O registro eletrônico com os dados do paciente é necessário, assim como manter essas informações armazenadas podem ajudar em um futuro próximo. Mas quanto mais o médico tiver prática em fazê-lo, mais o tempo deverá se inverter, para fazer com que, no lugar de uma hora com o paciente para duas horas em outros serviços, 50% do seu tempo seja voltado à prática clínica.

É extremamente importante dedicar tempo ao paciente, pois muitas informações podem ser observadas neles: na fala, no modo de agir, e no que respondem. Mesmo que toda a burocracia não possa ser pulada, dar atenção a quem está à sua frente é essencial para uma boa relação médico-paciente e um melhor diagnóstico, escolhendo, ainda, o tratamento ideal para ele.

Veja também: ‘Slow Medicine: uma solução para o burnout?’

A pesquisa tinha o objetivo de descrever o tempo do médico na prática ambulatória, e foi feita com quase 60 profissionais dos Estados Unidos, das seguintes especialidades: medicina de família, medicina interna, cardiologia e ortopedia. Também foi observado que, mesmo após o trabalho, muitos médicos dedicam cerca de uma a duas horas para outros serviços, como questões administrativas, relatórios e atividades de escritório.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Reverter esse tempo ou, pelo menos, gastá-lo menos com esse tipo de tarefa pode ser ainda uma solução para o burnout, síndrome do esgotamento profissional, que atinge muitos médicos atualmente.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.