Leia mais:
Leia mais:
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?
Cosméticos: conheça a nova categoria do Whitebook
Mais de 25 prescrições atualizadas: destaque para Síndrome de Sweet
Dermatologistas descobrem a possível a causa do surto de prurido epidêmico em comunidades de Pernambuco  
Check-up Semanal: dose de reforço da Pfizer, tratamento da escabiose e mais! [podcast]

Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A dermatite atópica (DA) é uma dermatose inflamatória crônica que geralmente acomete crianças e apresenta tendência à melhora na idade adulta. O quadro clínico varia com a idade: nos lactentes, as lesões são exsudativas, muito pruriginosas e localizadas nas regiões extensoras. Na infância, o prurido é persistente, o ressecamento é mais notável e o acometimento é em superfícies flexoras. Em adultos, predominam quadro crônicos, com liquenificação em áreas flexoras.

Dermatite Atópica

Etiologia da Dermatite Atópica

Sua etiologia é multifatorial e envolve fatores genéticos, ambientais e imunológicos. A abordagem terapêutica farmacológica consiste em corticoides e inibidores da calcineurina tópicos, emolientes, anti-histamínicos e, nos quadros graves, imunossupressores. No entanto, as medidas preventivas são essenciais para evitar o agravamento de lesões e para diminuir a necessidade de medicamentos. Dessa forma, é importante evitar contato com poeira e pelos de animais, utilizar roupas de algodão e evitar banhos prolongados.

Leia também: Aumento da taxa de dermatite atópica em bebês que nasceram durante o primeiro lockdown por covid-19 na Irlanda.

Como orientar seu paciente acerca da frequência ideal de banho?

Os estudos que avaliam a regularidade de banhos na DA são limitados e a periodicidade ideal ainda é desconhecida. Dessa forma, estudos que compararam pacientes que optaram por banhos diários versus banhos não diários não revelaram diferenças significativas na área e gravidade do eczema entre esses indivíduos.  Portanto, banhos diários são permitidos na dermatite atópica, mas devem ser evitados os de longa duração e quentes, bem como o uso de buchas, de esfoliantes e o excesso de sabonetes.

Leia mais: Dermatite atópica: você orienta seu paciente adequadamente?

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Hua T et al. Does daily bathing or showering worsen atopic dermatitis severity? A systematic review and meta-analysis. Arch Dermatol Res. 2021 Nov;313(9):729-735. #Cardona ID et al. Frequent Versus Infrequent Bathing in Pediatric Atopic Dermatitis: A Randomized Clinical Trial.J Allergy Clin Immunol Pract. 2020 Mar;8(3):1014-1021. #Hon KLE et al. A survey of bathing and showering practices in children with atopic eczema. Clin Exp Dermatol 2005 Jul;30(4):351-4.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.