Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?

A dermatite atópica é uma dermatose inflamatória crônica que geralmente acomete crianças. Quantos banhos são recomendados por dia nesse caso?

A dermatite atópica (DA) é uma dermatose inflamatória crônica que geralmente acomete crianças e apresenta tendência à melhora na idade adulta. O quadro clínico varia com a idade: nos lactentes, as lesões são exsudativas, muito pruriginosas e localizadas nas regiões extensoras. Na infância, o prurido é persistente, o ressecamento é mais notável e o acometimento é em superfícies flexoras. Em adultos, predominam quadro crônicos, com liquenificação em áreas flexoras.

Dermatite Atópica

Etiologia da Dermatite Atópica

Sua etiologia é multifatorial e envolve fatores genéticos, ambientais e imunológicos. A abordagem terapêutica farmacológica consiste em corticoides e inibidores da calcineurina tópicos, emolientes, anti-histamínicos e, nos quadros graves, imunossupressores. No entanto, as medidas preventivas são essenciais para evitar o agravamento de lesões e para diminuir a necessidade de medicamentos. Dessa forma, é importante evitar contato com poeira e pelos de animais, utilizar roupas de algodão e evitar banhos prolongados.

Leia também: Aumento da taxa de dermatite atópica em bebês que nasceram durante o primeiro lockdown por covid-19 na Irlanda.

Como orientar seu paciente acerca da frequência ideal de banho?

Os estudos que avaliam a regularidade de banhos na DA são limitados e a periodicidade ideal ainda é desconhecida. Dessa forma, estudos que compararam pacientes que optaram por banhos diários versus banhos não diários não revelaram diferenças significativas na área e gravidade do eczema entre esses indivíduos.  Portanto, banhos diários são permitidos na dermatite atópica, mas devem ser evitados os de longa duração e quentes, bem como o uso de buchas, de esfoliantes e o excesso de sabonetes.

Leia mais: Dermatite atópica: você orienta seu paciente adequadamente?

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Hua T et al. Does daily bathing or showering worsen atopic dermatitis severity? A systematic review and meta-analysis. Arch Dermatol Res. 2021 Nov;313(9):729-735.
  • Cardona ID et al. Frequent Versus Infrequent Bathing in Pediatric Atopic Dermatitis: A Randomized Clinical Trial.J Allergy Clin Immunol Pract. 2020 Mar;8(3):1014-1021.
  • Hon KLE et al. A survey of bathing and showering practices in children with atopic eczema. Clin Exp Dermatol 2005 Jul;30(4):351-4.

Especialidades