Quetamina é alternativa eficaz ao haloperidol no paciente agitado?

Em um novo artigo, publicado no Bulletin of Emergency and Trauma, pesquisadores compararam a eficácia e a segurança da quetamina e o haloperidol.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O manejo de pacientes agitados e agressivos é um grande desafio para os profissionais de saúde no departamento de emergência. O tratamento farmacológico é muitas vezes a melhor opção para garantir a segurança do doente e do staff. Em um novo artigo, publicado recentemente no Bulletin of Emergency and Trauma, pesquisadores compararam a eficácia e a segurança da quetamina e do haloperidol.

Para esse estudo iraniano randomizado, duplo-cego, 90 pacientes (idades entre 17 e 65 anos; 74% do sexo masculino) de dois hospitais universitários foram randomizados para receber quetamina intramuscular (4 mg/kg) ou haloperidol intramuscular (5 mg). O desfecho primário foi o tempo para sedação adequada (escala AMSS ≤ +1) e os secundários incluíram necessidade de outros sedativos, intubação, tempo de hospitalização e efeitos colaterais.

LEIA TAMBÉM: Uso de quetamina está associado com menor risco de suicídio

quetamina

Quetamina x haloperidol

Os resultados foram:

– O tempo médio para sedação adequada no grupo que recebeu quetamina foi significativamente menor que o grupo haloperidol : 7,73 ± 4,71 minutos vs. 11,42 ± 7,20 minutos (p = 0,005), respectivamente.

– Em 15 minutos após a intervenção, o escore de sedação não diferiu significativamente nos dois grupos (p = 0,167):

  • Quetamina: 0,14 ± 0,59
  • Haloperidol: 0,30 ± 0,60

– A incidência de complicações também não foi significativamente diferente entre os grupos.

– A satisfação do médico com o controle das agressões dos pacientes foi significativamente maior no grupo da quetamina.

Quetamina no manejo da dor aguda: o que a nova diretriz preconiza?

Conclusões

Segundo os autores do estudo, devido à rápida sedação efetiva da quetamina e da maior satisfação dos médicos, o uso desse medicamento pode ser considerada uma alternativa segura e eficaz ao haloperidol. Estudos adicionais são necessários para confirmar os resultados.

LEIA TAMBÉM: Conheça novas recomendações da diretriz para dor, sedação e delirium

Referências:

  • HEYDARI, Farhad et al. Effect of Intramuscular Ketamine versus Haloperidol on Short-Term Control of Severe Agitated Patients in Emergency Department; A Randomized Clinical Trial. Bulletin of Emergency And Trauma, [S.l.], v. 6, n. 4 OCT, p. 292-299, sep. 2018. ISSN 2322-3960. Available at: <https://www.beat-journal.com/index.php/BEAT/article/view/657/996>.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.