Quiz: Consumo de álcool nas festas de fim de ano

Sobre o uso e abuso de álcool, sabemos que consumo de bebidas alcoólicas é um importante fator de risco de adoecimento.

Sobre o uso e abuso de álcool, sabemos que consumo de bebidas alcoólicas é um importante fator de risco de adoecimento, resulta em altas taxas de mortalidade e morbidade em diversos países, especialmente na América Latina. Os estudos revelam que jovens são mais vulneráveis, principalmente os estudantes universitários e jovens entre 18 a 25 anos de idade. O uso de álcool aumenta em situações de estresse, por seu efeito depressor do sistema nervoso central, pode inicialmente controlar sintomas de ansiedade, mas seu uso crônico leva a graves problemas. Alguns problemas comuns devem ser conhecidos pelos enfermeiros, assim como seu tratamento.

I – As características do delirium tremens que é mal orgânico causado por intoxicação incluem: Agitação, confusão mental, pressão arterial elevada, febre e alucinações. O delirium tremens pode ser causado por consumo de grande quantidade de álcool em curto período de tempo, como por exemplo, o consumo desordenado durante festas de final de ano.

II – A encefalopatia de Wernicke, também chamada encefalopatia alcoólica, é um transtorno neurológico agudo. Nos primeiros estágios, a encefalopatia de Wernicke responde logo a grandes doses de tiamina parenteral, que se acredita ser efetiva para prevenir a progressão para a síndrome de Korsakoff. Essa condição não acontece no uso agudo de álcool e sim em casos de uso crônico.

III – O manejo da intoxicação aguda deve ser focado nas complicações clínicas. O enfermeiro deve se atentar para a correção da hipoglicemia, hipomagnesemia ou manejo da agitação. Para a agitação grave, devem-se preferir antipsicóticos típicos, como o haloperidol, por menor chance de interação com álcool.

IV- Sobre a intoxicação por álcool, os sintomas mais comuns são: alteração do humor ou comportamento, fala arrastada, incoordenação, marcha instável, nistagmo, déficit na atenção ou memória e, em casos mais graves, estupor ou coma.

álcool

Quiz

Quiz PEBMED

Veja alguns quizzes em enfermagem:

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.