Quiz: Paciente não tabagista com tosse, dispneia, sibilância e infecções respiratórias de repetição. Qual o diagnóstico?

Mulher comparece à consulta de pneumologia queixando-se de dispneia, fadiga e tosse há quatro meses, com piora progressiva dos sintomas. Qual o diagnóstico?

Mulher, 31 anos, comparece à consulta de pneumologia queixando-se de dispneia, fadiga e tosse há quatro meses, com piora progressiva dos sintomas. Diagnóstico de asma na infância, com crises intensas e história de três episódios de pneumonia no último ano. Nega tabagismo. Iniciado tratamento para asma e solicitada radiografia de tórax, que evidenciou área de atelectasia em lobo médio do pulmão direito. Na consulta de retorno, houve melhora da dispneia e tosse, porém com persistência de sibilos localizados no lobo direito à ausculta. Solicitadas tomografia do tórax e broncoscopia.

Imagem 1: Tomografia computadorizada (TC) do tórax sem contraste, reformatação coronal oblíqua no eixo da árvore traqueobrônquica, janela para parênquima pulmonar.

 

Imagem 2: TC do tórax sem contraste, corte axial, janela para parênquima pulmonar.

 

Imagens 3 e 4: Broncoscopia. Imagens ao nível do brônquio fonte direito.
Imagens 3 e 4: Broncoscopia. Imagens ao nível do brônquio fonte direito.

tosse

Quiz

Quiz PEBMED

Responsáveis:

Camila Storch Carvalho.

Revisores: Rafael Arantes, Larissa Rezende, André Luís Drumond, Flávio Augusto Paes, Aristeu Fonseca, Prof. Júlio Guerra Domingues.

Orientadores: Prof. Daniel Bonomi, médico cirurgião torácico da Rede MaterDei de Saúde e Hospital Vila da Serra, Professor do Departamento de Cirurgia da FM-UFMG.

Adaptação: Almir Marquiore.

Continue testando seus conhecimento em outros quizzes:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades