Quiz: USG à beira leito – Whitebook

Vamos testar conhecimentos com o nosso quiz e conhecer a nova categoria do Whitebook Clinical Decision, USG à beira leito!

O ultrassom em dois pontos para pesquisa de trombose venosa profunda deve ser feito em quais veias? Vamos testar conhecimentos com o nosso quiz!

Vamos testar conhecimentos com o nosso quiz e conhecer a nova categoria do Whitebook Clinical Decision, USG à beira leito!

Quiz

Quiz PEBMED

E temos novidade no Whitebook Clinical Decision! Chegou a categoria USG à beira leito, para conhecer baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Definição: Instruções no manuseio do ultrassom.

Os aparelhos de ultrassom são caros e devido à sua estrutura e à presença de cristais piezoelétricos, devem ser manuseados com cuidado.

    • Antes de ligar o aparelho na rede elétrica, sempre checar a voltagem do mesmo (110v ou 220v). Alguns aparelhos são bivolt;
    • Ao transportar o aparelho, tenha cuidado para que os fios dos transdutores não fiquem tocando o chão e as rodas do aparelho não passem por cima dos fios, pois poderá danificar o transdutor;
    • Selecione o transdutor que será utilizado e sempre tenha cuidado ao manuseá-lo. Quedas do transdutor podem danificar os cristais;
    • Utilize a quantidade adequada de gel para fazer o exame. Pouco gel pode aumentar o atrito entre o transdutor e a pele do paciente e, a longo prazo, pode provocar o surgimento de bolhas no transdutor, o que piora a qualidade da imagem.

Atenção! Não utilize álcool, Clorexidina ou substâncias abrasivas para limpar o transdutor do aparelho. Há produtos específicos para tal finalidade.

 

Autor(a) principal: Guilherme Tafuri Marcondes (Nefrologia e Medicina Intensiva).

  • Levitov A, Dallas A, Slonim D. Ultrassonografia à beira do leito na medicina clínica. Rio de Janeiro: McgrawHill, 2013.
  • Zierler E. Strandness ecodoppler nas doenças vasculares. 4ª ed. Rio de Janeiro: DiLivros, 2011.
  • Hedrick WR, Hykes DL, Starchman DE. Ultrasound physics and instrumentation. 4th ed. St. Louis: Elsevier Mosby, 2005.
Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.