Caso clínico: jovem com síndrome ictérica febril e diminuição de volume urinário. O que será?

Paciente há três dias percebeu retorno de febre e surgimento de náuseas e coloração amarelada nos olhos. Confira o caso clínico completo.

Homem, 24 anos, sem comorbidades, natural e residente do Rio de Janeiro. Relata que há 13 dias iniciou quadro de febre (média de 39°C), mialgia e cefaleia holocraniana, tendo recebido diagnóstico provável de arbovirose e prescrição de sintomáticos. 

Apresentou leve melhora dos sintomas, mas há três dias percebeu retorno da febre e surgimento de náuseas e coloração amarelada nos olhos, assim como diminuição de volume urinário. 

Nega tosse, dispneia, sintomas ou secreções oculares e surgimento de lesões cutâneas. 

Refere que há três semanas enfrentou enchentes que inundaram o domicílio. 

Ao exame físico: Pressão arterial 110 x 74 mmHg, frequência cardíaca 86 bpm, frequência respiratória 17 irpm, saturação de O2 98%. Normocorado, ictérico 2+/4+, leve desidratação e eupneico. 

Sem alterações conjuntivais, além da icterícia. 

Ausculta cardíaca e respiratória: Sem alterações 

Abdômen atípico e indolor, com borda hepática há quatro centímetros do rebordo costal direito. 

Exames laboratoriais iniciais: Hemoglobina 12 mg/dL; Plaquetas 110 mil; Na 138; K 3,1; Creatinina 2,7; Ureia 110; TGO 114; TGP 138; Bilirrubina Total 4,4 (Direta 3,9); PCR 25. EAS com hematúria dismórfica.

Quiz 1/

Qual a provável hipótese diagnóstica?

Comentários

A leptospirose é uma zoonose muito presente em regiões tropicais, sendo endêmica no Brasil, com típicas epidemias em períodos chuvosos, onde aumenta a ocorrência de alagamentos e enchentes. 

Em seu contexto clínico, normalmente se apresenta como uma síndrome febril aguda, podendo ter dois aspectos evolutivos principais:  

  • Leptospirose anictérica: Forma mais comum, geralmente leve e autolimitada, com predomínio de sintomas como febre; mialgia; cefaleia e sufusão conjuntival (hiperemia e edema conjuntival com vasodilatação, sem secreção ocular). É clássica a mialgia com destaque em região lombar e panturrilhas.
  • Leptospirose ictérica: Forma grave e mais rara, podendo ser tardia no curso da doença ou com evolução fulminante. Ocorre um dano multissistêmico, com destaque para surgimento de injúria renal aguda (podendo ser oligúrica ou não e com presença de hipocalemia), icterícia e sangramentos, sendo desde equimoses e sangramento gastrointestinal, até hemorragia pulmonar grave.  

A presença dessas alterações configura a síndrome de Weil. 

Existe a clássica descrição da icterícia rubínica na leptospirose, estando presente uma icterícia de tom alaranjado, isso devido ao contexto de vasodilatação cutaneomucoso da doença.  

A presença dos sinais e sintomas descritos podem configurar uma síndrome ictérica febril ou síndrome febril íctero-hemorrágica, com amplos diagnósticos diferenciais, de forma que pode ser uma grande desafio definir o diagnóstico etiológico. Os passos principais se baseiam em definir o perfil epidemiológico, exposições de risco, história vacinal e a busca do agente etiológico pelos exames específicos. 

O paciente em questão possuía um perfil epidemiológico importante associado com um período de epidemia de leptospirose em sua região e o contato com águas de enchentes, assim como seu perfil clínico evolutivo. 

Em sua admissão clínica, já estão presentes sinais relevantes de gravidade, com a presença de icterícia e disfunção renal, além de presença de anemia e plaquetopenia, o que gera atenção para fenômenos hemorrágicos. Foi realizada tomografia de tórax que não evidenciou alterações significativas. 

Foi internado no serviço de infectologia para estabilização clínica e seguimento terapêutico com complementação laboratorial e confirmação etiológica. 

Referências bibliográficas:

  • Rajapakse S. Leptospirosis: clinical aspects. Clin Med (Lond). 2022 Jan;22(1):14-17. doi: 10.7861/clinmed.2021-0784. 
  • Toyokawa T, Ohnishi M, Koizumi N. Diagnosis of acute leptospirosis. Expert Rev Anti Infect Ther. 2011 Jan;9(1):111-21. doi: 10.1586/eri.10.151.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.