Caso clínico: use protamina

Confira este caso clínico e teste seus conhecimentos com um paciente de 35 anos em tratamento de tromboembolismo pulmonar.

Paciente de 35 anos, internado em UTI, em tratamento de tromboembolismo pulmonar, evoluindo com melhora clínica. No momento sem necessidade de drogas vasoativas, recebendo aporte de oxigênio por cateter nasal a 2 L/min. Segue em anticoagulação com heparina não fracionada em bomba de infusão contínua (taxa de infusão: 20 UI/kg/h ou 1400 UI/h).

Subitamente, o paciente apresenta rebaixamento do nível de consciência (Glasgow 3), sem piora hemodinâmica. Submetido a intubação orotraqueal e Tomografia de Crânio de urgência, sendo identificado hemorragia intraparenquimatosa lobar (volume estimado de 30 ml). Foram iniciadas medidas clínicas para controle da pressão intracraniana e contactada equipe da Neurocirurgia para avaliação de drenagem do hematoma.

Quiz 1/

Quais critérios podem definir tal conduta?

Comentários

O manejo dos sangramentos relacionados ao uso de heparina deverá levar em conta a localização e gravidade do sangramento, risco subjacente de eventos tromboembólicos e avaliação laboratorial da anticoagulação, utilizando dosagem de TTPa, quando utilizada HNF ou antifator-Xa, no caso de uso da enoxaparina. Apesar da definição de que esses são os fatores mais importantes a serem levados em conta, não há definições claras sobre o que fazer, principalmente em casos limítrofes. A discussão deve envolver a equipe médica envolvida no cuidado do paciente (UTI, Emergência, Neurocirurgia), levando em conta os valores do paciente, com participação de seus familiares.

No caso discutido, onde existe sangramento volumoso em sistema nervoso central, em paciente jovem, sem outras disfunções orgânicas relacionadas do TEP, a reversão pode ser indicada. Além da reversão da anticoagulação, deve ser avaliada a abordagem cirúrgica pela equipe de Neurocirurgia.

Qual a medicação deverá ser utilizada para reversão dos efeitos da HNF? 

Comentários

Existem duas apresentações principais da protamina: cloridrato e sulfato. A literatura internacional cita principalmente o sulfato de protamina, porém no Brasil temos mais disponibilidade do cloridrato de protamina. A protamina era uma substância extraída do esperma de peixes da família Salmonidae, sendo produzida hoje com técnicas de biotecnologia recombinante. Consiste em um peptídeo básico fortemente poli-catiônico que se liga fortemente às heparinas. Ela age tanto na HNF quanto na Heparina de baixo peso molecular (HBPM).

As heparinas, por sua característica ácida, ao se ligarem à protamina formam um complexo estável, com perda da capacidade anticoagulante. Estima-se que 1 mg de protamina iniba 100 UI de heparina. No entanto, em função da meia-vida curta da HNF é difícil o cálculo exato da quantidade de heparina ainda ativa, nos casos onde precisamos calcular a dose de protamina para sua reversão.

Como prescrever? 

Comentários

Quando a reversão urgente da anticoagulação é necessária, devemos descontinuar o uso de heparina e administrar cloridrato ou sulfato de protamina de acordo com a dose e o tempo decorrido desde a última aplicação de heparina. A dose de protamina preconizada é de 1 mg de protamina para 100 UI de HNF. No entanto, a heparina não fracionada possui meia-vida curta (em torno de 90 min), com decaimento exponencial de sua ação ao longo do tempo. Na infusão contínua, sua concentração no sangue depende da integral da curva Concentração x Tempo. Assim, é difícil calcular com exatidão a dose de HNF ativa que deve ser revertida. Assim, na prática utilizamos a infusão de 25-50 mg de protamina, com reavaliação do PTTa para definir a necessidade de doses adicionais.

A infusão endovenosa da protamina deve ocorrer de forma lenta, não excedendo 5 mg/min, para minimizar a ocorrência de efeitos adversos, como hipotensão e reação anafilactoide. No caso clínico a velocidade máxima de infusão da protamina deverá respeitar o limite de 5 mg/min, com tempo de administração em 5 min no caso em questão.

Como reverter a anticoagulação plena por uso de Heparina de baixo peso molecular (HBPM)?

Comentários

A eficácia da protamina diminui no caso das HBPM pois esta não extingue a atividade anti fator-Xa dessa classe de heparinas, embora ainda neutralize as frações de maior peso molecular, responsáveis pela ocorrência de sangramento. Assim, quando não houver disponibilidade de andexanet alfa, podemos utilizar a protamina nas seguintes doses: Enoxaparina administrada em menos de 8h: 1 mg de protamina para cada 1 mg de enoxaparina utilizada; Enoxaparina administrada há mais de 8h: 0.5 mg de protamina para 1 mg de enoxaparina.

Como proceder em casos em que a anticoagulação plena é à base de HBPM? 

Comentários

A eficácia da protamina diminui no caso das HBPM pois esta não extingue a atividade antifator-Xa dessa classe de heparinas, embira ainda neutralize as frações de maior peso molecular que são as responsáveis pela ocorrência de sangramento. 

Nesses casos, pode-se utilizar protamina nas seguintes doses: 

  • Enoxaparina administrada em menos de 8h: 1 mg de protamina para 1 mg de enoxaparina;
  • Enoxaparina administrada há mais de 8h (ou em caso de necessidade de repetição da dose de protamina): 0,5 mg de protamina para 1 mg de enoxaparina;
  • Dalteparina, Tinzaparina ou Nadroparina: 1 mg de protamina para 100 unidades antifator-Xa de HBPM. 

Referências bibliográficas:

  • Sulfato de Protamina 1.400 UI/ml anti-heparina. [Bula]. Dinamarca: LEO Pharma A/S. Disponível em: myhealthbox.eu/pt/view/4148125/05f37c59f8b4615adabe2984b721daa2/leaflet
  • Cloridrato de protamina 10 mg/ml. [Bula]. Brasil: Cellera Farmacêutica S.A. Disponível em: file:///C:/Users/Rafael%20Lisboa/Downloads/bula_1666536270131.pdf
  • Hull RD, Garcia DA, Burnett AE. Heparin and LMW heparin: Dosing and adverse effects [Internet]. Leung LLK, Tirnauer JS, ed. UpToDate. Waltham, MA: UpToDate Inc. (Accesso em 23 de outubro, 2022). 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags