Quiz: minoxidil oral versus tópico. Qual o melhor no tratamento da calvície?

Nos últimos anos o minoxidil oral vem sendo cada vez mais utilizado no tratamento da calvície. Confira o Quiz.

Nos últimos anos o minoxidil oral vem sendo cada vez mais utilizado no tratamento da calvície, devido à comodidade posológica e por não afetar a textura dos cabelos.

Você está por dentro deste tratamento? Teste seus conhecimentos!

Quiz 1/

Qual afirmativa abaixo é verdadeira? 

Comentários

Embora o minoxidil tópico seja uma opção de tratamento eficaz no tratamento da calvície, a adesão pode ser baixa devido à necessidade de aplicação diária (em muitos casos duas vezes ao dia), textura indesejável dos fios, sensação de ressecamento ou oleosidade e irritação do couro cabeludo.  

Dessa forma, nos últimos anos o minoxidil oral (MO) em baixas doses tem sido um tratamento alternativo para pacientes com baixa adesão às formulações tópicas. O MO vem sendo mais utilizado na alopecia androgenética, mas outras condições incluem eflúvio telógeno, alopecia areata, liquen plano pilar e alopecia induzida por quimioterapia. A dose usual varia de 0,25 a 5 mg por dia, sendo que as mulheres requerem doses mais baixas, de 0,25 a 2,5 mg por dia, enquanto os homens requerem doses mais altas, de 1,25 a 5 mg. 

O MO é bem tolerado com poucos efeitos colaterais descritos. Hipertricose é a queixa mais relatada, em aproximadamente 20% dos pacientes, sendo mais comum entre indivíduos que usaram doses de 5 mg.  Assim como o minoxidil tópico, a medicação oral está associada a um aumento da queda capilar (efeito shedding) que pode durar até seis semanas. Os pacientes devem ser alertados para evitar a descontinuação do tratamento. Os efeitos adversos cardiovasculares são raros e incluem tonteira, hipotensão postural, taquicardia e edema de membros inferiores. 

Apesar dos resultados favoráveis em relação ao MO, estudos randomizados maiores devem ser feitos para definição da melhor dosagem, duração do tratamento e para conclusões definitivas a respeito da eficácia e efeitos colaterais.  

Referências bibliográficas: 

  • Randolph M, Tosti A. Oral minoxidil treatment for hair loss: A review of efficacy and safety. J Am Acad Dermatol. 2021 Mar;84(3):737-746.
  • Nascimento IJB et al. Effect of Oral Minoxidil for Alopecia: Systematic Review. Int J Trichology. 2020 Jul-Aug;12(4):147-155.
  • Villani A et al. Review of oral minoxidil as treatment of hair disorders: in search of the perfect dose. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2021 Jul;35(7):1485-1492.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades