Quiz: Paciente pediátrica apresenta por perda de peso significativa. Qual o diagnóstico?

Os pais relatam ainda disponibilidade em sua casa de alimentação variada, sem restrições de quantidade. Confira o quiz completo.

Paciente 13 anos, sexo feminino, é levada pelos pais para avaliação médica por perda de peso significativa e restrição alimentar. Segundo os pais, o quadro se iniciou há aproximadamente quatro anos, mas mais recentemente as consequências do baixo peso ficaram mais evidentes.

Teve DNPM normal, apresenta bom desempenho escolar, com bom relacionamento com colegas e professores. Os pais relatam ainda disponibilidade em sua casa de alimentação variada, sem restrições de quantidade. Paciente refere comer em pequena quantidade porque fica incomodada com a textura dos alimentos à medida que mastiga e eles vão se dissolvendo na boca, ficando com uma textura pastosa. Normalmente passa os dias se alimentando de líquidos.

Paciente refere sentir-se satisfeita com sua forma corporal e nega preocupação relacionada ao seu peso. Nega que esteja fazendo dieta.  

Quiz 1/

Qual a hipótese diagnóstica mais provável? 

Comentários

O transtorno alimentar restritivo/evitativo (TARE) transformou-se em uma categoria diagnóstica no DSM-5, substituindo e ampliando os critérios diagnósticos do transtorno da alimentação da primeira infância.

O TARE se caracteriza em esquiva ou restrição alimentar baseado em:

  • Característica sensoriais dos alimentos (cor, odor, textura, temperatura ou paladar);
  • Medo de consequências aversivas da alimentação (engasgo, sufocamento, vômitos);
  • falta de interesse em comer (pode se apresentar como saciedade precoce) que causa perda significativa de peso (ou não ganhar peso como esperado/atraso de crescimento) ou deficiência nutricional significativa ou dependência de alimentação enteral/suplementos orais ou interferência marcante no funcionamento social.

Os pacientes com TARE não apresentam alterações em como a forma corporal é vivenciada ou preocupações excessivas com peso e os sintomas não podem ocorrer exclusivamente durante o curso de anorexia ou bulimia nervosa.

Normalmente o transtorno se inicia na fase de lactente ou na primeira infância, podendo persistir na idade adulta. Não há diferenças entre os gêneros. No entanto, quando o TARE é comórbido com o transtorno do espectro autista, há predominância no sexo masculino.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.