Raciocínio clínico – O último estágio da vida de um médico

Neste conteúdo, Bruno Farnetano aborda o raciocínio clínico, como ele se desenvolve ao logo da formação e pratica médica.

Desenvolver o raciocínio clínico é um dos objetivos perseguidos pelos bons estudantes de medicina que, com razão, constroem a vida acadêmica para que um dia tenham segurança em poder atender qualquer paciente. E para este processo existe um caminho de aquisições de habilidades e competências que precisa ser ordenado.

Neste episódio, o especialista em Clínica Médica, Bruno Farnetano, descreve todo o processo pelo qual a inteligência do médico é submetida durante os anos de estudo e prática.

Aperte o play e confira!

Tópicos abordados neste episódio

  • Descrição dos atos da inteligência humana durante a compreensão de qualquer tipo de conteúdo, do ciclo básico até o internato.
  • A importância de compreender as fases que o aluno percorre durante a sua formação para que cada período seja aproveitado da melhor maneira e seja preparação clara para o seguinte.

 

Agora imagine!

Um paciente com dispneia ao repouso iniciada há cerca de 24h, ortopneia e tosse, procura atendimento médico com PA 190/100mmHg, turgência jugular patológica e creptações em terços inferiores de ambos os pulmões.

Se você é do ciclo básico, faça o seguinte exercício mental: Quais os conceitos fisiológicos que estão envolvidos no edema de pulmão?

Se você é do ciclo clínico: Quantas vezes você já presenciou um edema de pulmão?

Se você é interno ou residente: Quais elementos na história clínica e no exame físico fazem você pensar imediatamente em edema agudo de pulmão?

*Esse conteúdo é produzido pelo especialista em Clínica Médica, Bruno Farnetano em parceria com o Portal PEBMED. Você pode conhecer outros conteúdos do médico no Youtube, Spotify e Instagram.*

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.