Leia mais:
Leia mais:
A fixação provisória com placas de minifragmentos interfere na força de compressão da síntese definitiva?
Existe relação do IMC com o risco de fraturas em crianças pré-escolares?
Vitamina D e cálcio realmente evitam fraturas?
Osteoporose: ACP lança novas diretrizes; veja os principais pontos
4 recomendações para Emergências

Raquianestesia ou anestesia geral para fraturas do quadril em idosos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No tratamento das fraturas do quadril, estudos observacionais sugeriram que, comparada com a anestesia geral, a raquianestesia pode estar associada a menor risco de morte, delirium, complicações graves e tempo de internação. Entretanto, estudos randomizados realizados na faixa de 30 anos atrás se mostraram controversos quanto ao tema. Além disso, a literatura carece de estudos comparando os tipos de anestesia e a velocidade de recuperação da capacidade de deambulação.

Leia também: Anestesia e síndrome carcinoide: o que precisamos saber?

Raquianestesia ou anestesia geral para fraturas do quadril em idosos

O estudo

Foi publicado no último mês no New England Journal of Medicine um ensaio clínico randomizado multicêntrico (46 hospitais de Estados Unidos e Canadá) comparando raquianestesia e anestesia geral para o desfecho primário composto morte ou incapacidade de andar 3 metros com ou sem auxílio de muleta ou andador após 60 dias da randomização. Os desfechos secundários foram morte em até 60 dias, ocorrência de delirium, tempo para colocar carga no membro e deambulação com 60 dias.

Foram selecionados 1600 pacientes de 50 anos ou mais com fraturas de colo, sub e transtrocantéricas entre fevereiro de 2016 e de 2021, sendo randomizados para o grupo que recebeu anestesia geral (n=805) ou raquianestesia (n=795). A média de idade foi de 78 anos e 67% dos pacientes eram mulheres. Apenas 666 (83,8%) pacientes randomizados para o grupo raquianestesia e 769 (95,5%) para o grupo anestesia geral receberam o tratamento proposto.

Saiba mais: O Índice de Sarcopenia pode predizer o risco de complicações pós-cirurgias de fraturas do quadril em idosos?

O desfecho primário composto ocorreu em 18,5% dos pacientes do grupo raquianestesia e 18% dos do grupo anestesia geral (risco relativo 1,03; IC 95% 0,84 a 1,27; p=0,83). Incapacidade de deambular sem apoio após 60 dias foi reportada em 15,2% do grupo raquianestesia e 14,4% do grupo anestesia geral (risco relativo 1,06; IC 95% 0,82 a 1,36). Morte em 60 dias ocorreu em 3,9% do grupo raquianestesia e 4,1% do grupo anestesia geral (risco relativo 0,97; IC 95% 0,59 a 1,57) e delirium foi observado em 20,5% (raquianestesia) e 19,7% (anestesia geral) (risco relativo 1,04; IC 95% 0,84 a 1,30) dos pacientes. A incidência de efeitos adversos como infarto, tromboembolismo pulmonar ou insuficiência renal aguda também foi similar entre os grupos.

Conclusão

De acordo com o estudo, a raquianestesia não demonstrou superioridade sobre a anestesia geral no tratamento de fraturas de quadril em idosos quanto à sobrevida e recuperação de capacidade de deambulação em até 60 dias, ocorrência de delirium ou complicações pós-operatórias.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Neumann MD, et al. Spinal anesthesia or general anesthesia for hip surgery in older adults. New England Journal of Medicine. 2021. doi: 10.1056/NEJMoa2113514.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.