Rastreio para HIV e Sífilis ainda é baixo em pacientes com Doença Inflamatória Pélvica

Estudo indica que a triagem para o vírus HIV e Sífilis ainda é muito baixa em mulheres jovens diagnosticadas com Doença Inflamatória Pélvica (DIP).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Embora a Doença Inflamatória Pélvica (DIP) possa indicar sinais da ação do vírus HIV e Sífilis no organismo de mulheres jovens e adolescentes, a triagem para a presença dessas doenças no organismo ainda é muito baixa, apesar de ser altamente recomendada. Um levantamento realizado pela American Academy of Pediatrics, publicado na Journal Watch em julho deste ano, investigou a incidência de infecção pelo HIV e Sífilis em 10,698 pacientes de 12 a 21 anos atendidas com DIP, entre 2010 e 2015, nas emergências dos hospitais pediátricos dos Estados Unidos.

Leia mais: Sintomas neurológicos em paciente HIV positivo: 6 pontos para o diagnóstico

Do total das mulheres diagnosticadas com Doença Inflamatória Pélvica, 22% receberam screening apenas para infecção pelo HIV (95% CI 21.2%–22.8%), 27,7% somente para Sífilis (95% CI 26.9%–28.6%) e 18% para as duas doenças. As taxas de rastreio dependeram de cada hospital que aplicou o procedimento nas pacientes, variando de 3% até 60%. Entre as mulheres que participaram do procedimento, a maioria estava na faixa etária entre 12 e 16 anos e pertencia à raça negra.

Por razões de confidencialidade, os pesquisadores não informaram qual foi o percentual de pacientes cujos testes deram positivo para a presença do vírus HIV ou da sífilis. No entanto, o objetivo do estudo era levantar dados sobre a quantidade de rastreio aplicada para essas doenças sexualmente transmissíveis quando a paciente era diagnosticada com DIP. A conclusão é de que os índices de aplicação de screeening ainda são muito baixos.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2017 havia 860 mil pessoas convivendo com o HIV. Apesar das campanhas de conscientização para o uso de camisinha, o número de jovens infectados entre 16 a 24 anos aumentou de 2005 a 2016, de 2,4 para 6,9 casos por cada 100 mil habitantes, ou seja, os incidentes quase triplicaram em pouco mais de uma década.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades