Reabilitação nas doenças pulmonares

Um estudo comparou as respostas de pacientes com FPI e pacientes com DPOC com um programa de reabilitação pulmonar.

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é caracterizada por um declínio físico e funcional progressivo, com sobrevida média de três a cinco anos após o diagnóstico. Embora as terapias farmacológicas possam retardar a perda funcional, seu efeito sobre os sintomas e qualidade de vida são modestos. A reabilitação, um atendimento multidisciplinar individualizado com um programa de exercícios e educação, originalmente desenvolvido e validado em pessoas com DPOC, é capaz de melhorar a capacidade de exercício, a dispneia e a qualidade de vida na FPI.

O objetivo deste estudo de vida real foi comparar as respostas de pacientes com FPI com um grupo pareado de pacientes com DPOC submetidos ao mesmo acompanhamento ambulatorial com um programa de reabilitação pulmonar.

reabilitação

Métodos

Foram recrutados pacientes de um único centro no período de 2013 a 2018. Os critérios de inclusão foram um diagnóstico primário de FPI determinado por uma equipe multidisciplinar especializada encaminhado para reabilitação. Critérios de exclusão incluíram um diagnóstico coexistente de DPOC. O grupo controle foi composto por pacientes com DPOC. A aderência foi definida como o número de sessões supervisionadas que o paciente participou. A conclusão foi definida como presença na avaliação após reabilitação pulmonar e tendo feito oito sessões supervisionadas. Mortalidade por todas as causas e, quando relevante, tempo até a morte foram registrados um ano após a avaliação subsequente. Os pacientes foram submetidos a um programa ambulatorial de oito semanas que incluiu dois exercícios supervisionados e sessões de educação, bem como exercício domiciliar não supervisionado a cada semana.

Resultados

Um total de 228 pacientes com FPI foram abordados durante o período de estudo. Considerados os fatores de exclusão, foram incluídas 163 pessoas com FPI que foram pareados 1:1 com um grupo de controle de pessoas com DPOC. Conclusão da reabilitação pulmonar foi semelhante em ambos os grupos (FPI, 69%; DPOC, 63%; P = 0,24). Após a reabilitação pulmonar, ambos os grupos apresentaram melhora significativa da dispneia, a distância caminhada e de qualidade de vida. Oitenta e oito por cento dos pacientes com FPI relataram sentir-se “muito melhor” ou “um pouco melhor” após a reabilitação pulmonar em comparação com 91% dos pacientes com DPOC. Dos 163 participantes com FPI, seis morreram antes de completar a reabilitação pulmonar. Dos 157 restantes, 42 (27%) morreram no período de acompanhamento de um ano. Uma associação significativa foi demonstrada entre o estado de reabilitação pulmonar e mortalidade na análise univariada. Quando estratificado de acordo com o status da reabilitação pulmonar, uma proporção maior de não completos e não respondedores morreram no período de um ano em comparação com respondedores (40%, 24% e 10%, respectivamente; P < 0,01).

O estudo demonstrou que um programa de reabilitação está associado a melhorias na capacidade de exercício, dispneia e qualidade de vida relacionada à saúde na FPI. Em comparação com respondedores de reabilitação, não conclusão ou não resposta à reabilitação pulmonar foram associados com maior mortalidade por todas as causas em FPI ao final de um ano de seguimento.

Leia também: Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doenças cardiovasculares

Mensagens práticas

  • A fibrose pulmonar idiopática é uma doença progressiva e as alternativas de tratamento são escassas.
  • A reabilitação pulmonar é essencial em doenças respiratórias, como o DPOC. Ela ajuda a reduzir sintomas, melhorar a qualidade de vida e reduzir a mortalidade.
  • No Brasil ainda há poucos centros especializados em reabilitação pulmonar. A maior demanda pela orientação de clínicos e pneumologistas pode ajudar a difundir a necessidade de profissionais qualificados.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Nolan CM, Polgar O, Schofield SJ, Patel S, Barker RE, Walsh JA, Ingram KA, George PM, Molyneaux PL, Maher TM, Man WD. Pulmonary Rehabilitation in Idiopathic Pulmonary Fibrosis and COPD: A Propensity-Matched Real-World Study. Chest. 2022 Mar;161(3):728-737. doi: 10.1016/j.chest.2021.10.021.

Especialidades