Reabilitação precoce ou padrão para transferências tendinosas do pé e tornozelo fixadas com parafuso de interferência

Transferências tendinosas são usadas com frequência nas cirurgias de pé e tornozelo. O parafuso de interferência é um importante facilitador.

As transferências tendinosas são usadas com frequência nas cirurgias de pé e tornozelo incluindo flexor longo do hálux (FLH) para ruptura ou tendinopatia do Aquiles e tibial posterior para pé caído. Um princípio importante dessa cirurgia é a transferência do tendão diretamente para o osso, otimizando a transferência de energia. O parafuso de interferência é um importante facilitador para essa técnica.

A reabilitação precoce é sabidamente um fator que gera melhores resultados funcionais aos pacientes nos procedimentos ortopédicos, entretanto, nesse tipo de cirurgia, há a preocupação com a soltura do parafuso e comprometimento da transferência. Os últimos investimentos em tecnologia têm sido com objetivo de avaliar o tamanho e direção ideal do túnel, do parafuso ou enxerto ósseo adicional.

Leia também: Imobilização ou fixação externa temporária para fratura-luxação fechada do tornozelo?

Reabilitação precoce ou padrão para transferências tendinosas do pé e tornozelo fixadas com parafuso de interferência

O estudo

Foi publicada recentemente na revista Foot and Ankle Surgery uma revisão sistemática com o objetivo de comparar a segurança e resultados funcionais da reabilitação precoce versus reabilitação padrão após transferências tendinosas do pé e tornozelo fixadas com parafuso de interferência.

Os estudos elegíveis foram os que apresentaram resultados de transferências para doença do Aquiles, pé caído e para disfunção do tendão tibial posterior. Reabilitação precoce foi definida como carga parcial ou total ou arco de movimento liberado até 2 semanas do procedimento cirúrgico. O desfecho primário analisado foi falha precoce da transferência (até 6 meses da cirurgia). Os desfechos secundários foram falha tardia, complicações e escores funcionais.

Foram selecionados 21 estudos (494 pacientes), sendo 14 avaliando transferências para patologias do Aquiles, 3 do tibial posterior para pé caído e 4 transferências mediais do pé. Nenhum estudo comparou diretamente a reabilitação precoce com a padrão e sete demonstraram resultados de reabilitação precoce.

Saiba mais: A qualidade da redução da sindesmose nas fraturas do tornozelo influencia no resultado funciona a curto prazo?

A taxa de falha precoce foi zero para ambos os protocolos de reabilitação e os estudos consistentemente demonstraram melhora evolutiva na função dos pacientes. Falando especificamente das transferências para Aquiles, não houve diferenças significativas nos desfechos secundários entre os grupos.

Conclusões

Por ser baseada em séries de casos e muitos estudos retrospectivos, além da ausência de trabalhos demonstrando comparação direta, essa metanálise apresenta grandes limitações. Quanto ao desfecho primário (falha do tendão), não houve metodologia específica para avaliar e diferenciar alongamento, escorregamento ou falha  catastrófica da transferência.

As transferências tendinosas para pé e tornozelo utilizando parafusos de interferência resultaram em melhora significativa da função e baixa taxa de complicações. Não houve falha nos casos dos estudos em que foi realizada reabilitação precoce. Serão necessários novos estudos prospectivos e randomizados a fim de tornar a evidência mais forte a favor desse protocolo.

Referências bibliográficas:

  • Marsland D, Morris AM, Gould AER, Calder JDF, Amis AA. Systematic review of tendon transfers in the foot and ankle using interference screw fixation: Outcomes and safety of early versus standard postoperative rehabilitation. Foot Ankle Surg. 2021 Mar 19:S1268-7731(21)00048-5. doi: 10.1016/j.fas.2021.03.011.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades