Leia mais:
Leia mais:
Reação de Jarisch-Herxheimer (RJH)

Reação de Jarisch-Herxheimer (RJH)

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Reação de Jarisch-Herxheimer (RJH) é uma reação febril aguda, de caráter autolimitado, que ocorre geralmente nas primeiras 24 horas após o tratamento de uma infecção por espiroquetas, sendo mais comum após o tratamento da Sífilis com penicilinas. Pode afetar entre 10-35% dos pacientes, sendo mais comum em pacientes com infecção pelo HIV.

A ocorrência de febre pode ser acompanhada por outros sintomas sistêmicos: cefaleia, mialgias, calafrios, sudorese, hipotensão e agravamento do exantema (quando presente no início do quadro) com prurido associado. Manifestações incomuns incluem meningite, dispneia, lesão renal aguda, insuficiência hepática, alterações do nível de consciência, acidente vascular cerebral e convulsões. Na gestação pode ser fator precipitante para trabalho de parto prematuro por induzir contrações uterinas ou ainda redução da atividade fetal, porém o risco de não tratamento da Sífilis pode gerar complicações como abortamento ou morte fetal.

Embora não esteja definitivamente elucidado, o mecanismo pelo qual a RJH ocorre envolve a fagocitose acelerada das espiroquetas por polimorfonucleares e a liberação de grandes quantidades de lipopolissacarídeos, citocinas (prostaglandinas, fator de necrose tumoral alfa, interleucina-6 e  interleucina-8) e complexos imunes resultantes desse processo.

Não há dados que comprovem a eficácia na prevenção da reação. Cabe ao médico informar a possibilidade ao seu paciente e solicitar ida ao serviço de emergência mais próximo em caso de sintomas graves, já que o principal diagnóstico diferencial desta reação é um quadro alérgico à penicilina. A reação alérgica às penicilinas geralmente se apresenta como urticária, associada à prurido intenso. No caso da RJH, os sintomas se iniciam dentro de uma a duas horas após o início do tratamento (com pico em oito horas) e desaparecem entre 12 e 24 horas (há relatos de duração máxima de 48 horas), com boa resposta ao uso de sintomáticos, como antiinflamatórios não esteroidais ou antipiréticos.

O uso de pré-medicação com corticosteroides ou anticorpos antifator de necrose tumoral alfa parece prevenir a reação, mas os dados são limitados, fazendo com que não seja indicada. Não há eficácia no uso de pentoxifilina para prevenção da reação.

O risco de ocorrência da Reação de Jarisch-Herxheimer não é, em nenhuma hipótese, uma contraindicação ao tratamento da Sífilis ou mesmo indicativo da suspensão deste.

Autor:

Referências bibliográficas:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
  2. Hicks CB, Clement M. Syphilis: Treatment and monitoring [Internet]. Marrazzo J, Mitty J, ed. UpToDate. Waltham, MA: UpToDate Inc. (Accesso em 13 de novembro de 2021).
  3. Norwitz ER, Hicks CB. Syphilis in pregnancy [Internet]. Lockwood CJ, Marrazzo J, Barss VA, Mitty J, ed. UpToDate. Waltham, MA: UpToDate Inc. (Accesso em 13 de novembro de 2021).
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.