Tempo de leitura: 2 min.
A Reação de Jarisch-Herxheimer (RJH) é uma reação febril aguda, de caráter autolimitado, que ocorre geralmente nas primeiras 24 horas após o tratamento de uma infecção por espiroquetas, sendo mais comum após o tratamento da Sífilis com penicilinas. Pode afetar entre 10-35% dos pacientes, sendo mais comum em pacientes com infecção pelo HIV.
A ocorrência de febre pode ser acompanhada por outros sintomas sistêmicos: cefaleia, mialgias, calafrios, sudorese, hipotensão e agravamento do exantema (quando presente no início do quadro) com prurido associado. Manifestações incomuns incluem meningite, dispneia, lesão renal aguda, insuficiência hepática, alterações do nível de consciência, acidente vascular cerebral e convulsões. Na gestação pode ser fator precipitante para trabalho de parto prematuro por induzir contrações uterinas ou ainda redução da atividade fetal, porém o risco de não tratamento da Sífilis pode gerar complicações como abortamento ou morte fetal.
Embora não esteja definitivamente elucidado, o mecanismo pelo qual a RJH ocorre envolve a fagocitose acelerada das espiroquetas por polimorfonucleares e a liberação de grandes quantidades de lipopolissacarídeos, citocinas (prostaglandinas, fator de necrose tumoral alfa, interleucina-6 e interleucina-8) e complexos imunes resultantes desse processo.
Não há dados que comprovem a eficácia na prevenção da reação. Cabe ao médico informar a possibilidade ao seu paciente e solicitar ida ao serviço de emergência mais próximo em caso de sintomas graves, já que o principal diagnóstico diferencial desta reação é um quadro alérgico à penicilina. A reação alérgica às penicilinas geralmente se apresenta como urticária, associada à prurido intenso. No caso da RJH, os sintomas se iniciam dentro de uma a duas horas após o início do tratamento (com pico em oito horas) e desaparecem entre 12 e 24 horas (há relatos de duração máxima de 48 horas), com boa resposta ao uso de sintomáticos, como antiinflamatórios não esteroidais ou antipiréticos.
O uso de pré-medicação com corticosteroides ou anticorpos antifator de necrose tumoral alfa parece prevenir a reação, mas os dados são limitados, fazendo com que não seja indicada. Não há eficácia no uso de pentoxifilina para prevenção da reação.
O risco de ocorrência da Reação de Jarisch-Herxheimer não é, em nenhuma hipótese, uma contraindicação ao tratamento da Sífilis ou mesmo indicativo da suspensão deste.
Referências bibliográficas:
Os idosos são um grupo de atenção quando o assunto é suplementos alimentares. Saiba mais…
A anestesia é usada para amenizar a resposta fisiológica resultante da morte encefálica e otimizar…
Neste episódio, o intensivista Vinicius Zofoli conversa sobre a realização da sequência atrasada de intubação…
Foi sancionada a lei que amplia a prevenção, a detecção e tratamento de diferentes tipos…
Um estudo avaliou os parâmetros laboratoriais do escore MELD de forma a propor um ajuste…
A encefalopatia hepática é uma disfunção do sistema nervoso central causada por insuficiência hepática e/ou…