Reações alérgicas após primeira dose da vacina para Covid-19 da BioNTech e Pfizer

Sabe-se que reações adversas como resultado de vacina são comuns, porém reações anafiláticas consistem em uma grave reação alérgica.

Após mais de 20 milhões de americanos serem contaminados pelo vírus Sars-Cov-2 e pelo grande número de óbitos e complicações, além de sequelas a longo prazo, a Food and Drug Administration (FDA) autorizou, em dezembro de 2020 a liberação do uso da vacina Pfizer-BioNTech contra Covid-19 em caráter de emergência, administrada em duas doses com intervalo de 21 dias entre elas. As primeiras doses foram liberadas para profissionais da área de saúde e idosos residentes em asilos. Sabe-se que reações adversas provenientes de vacinações são comuns, porém reações anafiláticas, que consiste em uma grave reação alérgica que pode levar a morte, raramente ocorre após uma vacinação. As reações anafiláticas são agudas, ocorrendo em minutos após a administração da dose e deve ser prontamente revertida com a administração de epinefrina.

Leia também: Fiocruz solicita à Anvisa registro definitivo de vacina contra a Covid-19

Reações alérgicas após primeira dose da vacina para Covid-19 da BioNTech e Pfizer

Dados de reações alérgicas

Durante o período de dezembro de 2020, início da vacinação nos Estados Unidos com a vacina da marca Pfizer, foi observado pelo Vaccine Adverse Event Reporting System (VAERS) 4.393 casos (0,2%) de reações adversas, sendo 175 possíveis casos de reações alérgicas graves e 21 de anafilaxia após a administração de 1.893.360 primeiras doses da vacina para Covid-19 da Pfizer-BioNTech, levando a uma estimativa de 11,1 casos de anafilaxia para cada milhão de pacientes imunizados.

Os critérios para determinação das reações alérgicas seguiram o protocolo do Brighton Collaboration que utiliza um conjunto de sintomas para definir casos de anafilaxia. Esse critério apresenta 5 níveis, onde nível 1 indica casos mais graves de anafilaxia; níveis 2 e 3 casos mais leves; nível 4 representa casos de anafilaxia, porém que não seguem os critérios de Brighton e por último o nível 5 que representa casos indefinidos. Todos os casos considerados de anafilaxia nesse estudo foram níveis 1 e 2.

Dos 21 casos definidos como anafilaxia, a idade média era de 40 anos e 90% em pacientes do sexo feminino, sendo o intervalo entre a dose e o início dos sintomas, em torno de 13 minutos. O tratamento foi realizado com epinefrina subcutânea ou intramuscular e 4 pacientes precisaram ser internados em unidade fechada. Todos os pacientes tiveram alta e se recuperaram e nenhuma morte foi relacionada a anafilaxia pela vacina. Desses pacientes, 17 (81%) apresentavam história pregressa de alergia ou anafilaxia e foram administradas doses de diferentes lotes entre esses pacientes.

Saiba mais: Vacinas contra Covid-19: gestantes e lactantes devem receber?

Durante esse mesmo período, o VAERS evidenciou 83 casos de reações alérgicas leves que consistiam em rash cutâneo, prurido, sensação de garganta arranhando e sintomas respiratórios leves.

Essa análise apresentou algumas limitações. Primeiro pelo fato das notificações serem espontâneas, ou seja, não houve uma obrigação do relato de casos, o que pode ter encoberto outros casos de reações alérgicas que não foram notificados. Outra limitação foi o fato da grande exposição mundial pela mídia em relação a vacinação, podendo ter sido criado um aumento de preocupação e ansiedade, até mesmo pelos profissionais de saúde, aumentando a suspeita de casos de anafilaxia com tratamento precoce e consequentemente aumentando os índices de casos reais. E por final, como a vacinação da Pfizer foi a primeira autorizada, aumentando o número de pacientes imunizados com essa marca, não houve como fazer comparações de reações com a vacina da Moderna, autorizada uma semana depois e cujos dados relacionados a essa foram mais limitados, onde apenas um caso de anafilaxia em 224.322 doses foi relatado ao VAERS.

Mensagem final

A mortalidade pelo vírus Sars-CoV-2 em população de risco é alta e as opções de tratamento ainda são bastante limitadas. Sendo assim, a disseminação de vacinas de alta eficácia é uma grande ferramenta para o controle dessa pandemia. Os órgãos americanos responsáveis (CDC e FDA) continuam monitorando possíveis casos de reações adversas, especialmente casos de anafilaxia e determinaram um guia que deve ser seguido nos locais responsáveis pelas imunizações onde deve-se: 1) haver material suficiente e necessário para o tratamento de possíveis reações anafiláticas; 2) triagem de pacientes a fim de identificar aqueles que apresentam história pregressa de alergia; 3) recomendação para observação pós vacinação de 15-20 minutos no local; 4) treinamento para os profissionais saberem identificar sinais e sintomas de anafilaxia precocemente e; 5) tratar imediatamente casos suspeitos de anafilaxia com epinefrina intramuscular e transportar o paciente para unidades de atendimento específicas.

Além disso é recomendado a todos os pacientes que apresentarem sintomas após o período observacional, recorrerem imediatamente a uma unidade de emergência mais próxima.

Referências bibliográficas:

  • CDC. COVID-19 Response Team; Food and Drug Administration. Allergic Reactions Including Anaphylaxis After Receipt of the First Dose of Pfizer-BioNTech COVID-19 Vaccine — United States, December 14–23, 2020.Weekly / January 15, 2021 / 70(2);46–51. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/70/wr/mm7002e1.htm

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.